V FEMIF

Femif  reúne 900 pessoas e destaca habilidades dos estudantes de Administração do Campus Machado

DSC 0465Como gerenciar um empreendimento? Este foi o desafio enfrentado pelos alunos do 5º período de Administração do IFSULDEMINAS - Campus Machado. Para ensinar sobre as diversas etapas da administração de um negócio, os professores Pedro Carvalho e Lidiany Soares organizaram a 5ª edição da Feira Empresarial do Instituto Federal (Femif), realizada na terça-feira, 13 de agosto.

A Feira contou com a participação de cerca de 900 pessoas. “Fiquei muito contente ao observar que a comunidade interna do Campus Machado abraçou o evento com uma grande quantidade de pessoas durante o dia e à noite”, comentou o professor Pedro Carvalho, diretor de Extensão do Campus, que elogiou o desempenho dos alunos. “Fiquei orgulhoso do trabalho dos estudantes”.

A Femif faz parte da disciplina Extensão II, ministrada pelos professores Pedro Carvalho e Lidiany Soares. A ediçãoDSC 0519 contou com seis empreendimentos — barracas para comercialização de produtos variados, como cachorro-quente, espetinhos, doces, lanches naturais e veganos, pastel e pizza.

De acordo com a professora Lidiany, os estudantes planejaram o evento com antecedência e se destacaram pela qualidade e organização. “Na prática, a ideia é que eles tenham experiências nas áreas de administração como por exemplo: controles de estoque, compras, precificação de produtos, vendas, marketing, relacionamento interpessoal, trabalho em equipe, etc”, relatou Lidyane.

Os grupos de alunos foram sorteados para definir os produtos que cada equipe iria gerenciar, bem como a disposição das barracas, garantindo que não houvesse competição direta entre eles.

A barraca Império Doce foi gerenciada pelos estudantes Paulo Henrique Guimarães Ferreira, Júlia Cristina de Lima Pimenta, Mariana Vitória Vaz Reis e Naucler José Moreira Tavares. Júlia e Mariana relataram surpresa com a aceitação DSC 0486dos produtos, que superou suas expectativas.

Elas explicaram que adquiriram alguns itens em condições especiais e que tanto o lucro quanto o prejuízo do empreendimento seriam de responsabilidade dos alunos. Os membros da equipe inicialmente se programaram para assumir funções específicas, mas se adaptaram às demandas de acordo com as circunstâncias do evento. “Acredito que o mais desafiador foi alinhar todo o foco em servir a todos com qualidade, não permitindo que faltasse nada. Colocando em prática realmente a Administração”, contou Mariana.

Jamyle Leal Ferreira foi sorteada para trabalhar no segmento de sucos, lanches naturais e veganos, embora já tivesse experiência com a venda de itens de confeitaria. Para ela, o novo nicho representou um grande desafio. “São produtos totalmente diferentes dos que estou acostumada a trabalhar. Eu não tinha expectativas de como seriam as vendas, o público é diferente”. Dentre os aprendizados, a estudante pontua: “a importância de sempre persistir, não temer o desconhecido, e se capacitar para torná-lo conhecido”.

Texto e Fotos: Ascom/ IFSULDEMINAS - Campus Machado