Formatura on-line
Campus Machado forma 20 profissionais em cerimônia de colação de grau e certificação técnica
Uma cerimônia on-line realizada no dia 30 de julho certificou 20 alunos dos cursos técnicos em Agropecuária, Informática, Segurança do Trabalho, Vendas (EaD), Manutenção e Suporte em Informática (EaD), além dos cursos superiores em Agronomia e Zootecnia. A solenidade, realizada no Gabinete, é uma exceção prevista no regimento de formatura para casos específicos, como mudança da família para outro estado, posse em cargos públicos, ingresso em pós-graduação, entre outros.
Aline Manke, diretora-geral do Campus Machado, dirigiu-se aos formandos expressando sua satisfação em presenciar a conclusão de anos de dedicação, alcançada com o apoio de uma rede de suporte. Ela agradeceu a todos os servidores pela dedicação e esmero com o trabalho e desejou que essa trajetória tenha um significado especial para cada um dos formandos, além de boas lembranças da instituição.
Julia Gianesini Abreu foi a juramentista do curso de Agronomia, Fernanda Eleotério Souza Dias representou o curso de Zootecnia, e Maria Luiza Custódio da Silva fez o juramento pelos cursos técnicos.
Thales Xavier concluiu o curso de Agronomia e foi contratado pela empresa Net Zero como Agente de Prospecção de Biomassa. Durante a pandemia, trabalhou na Cooperativa Mista Agropecuária de Paraguaçu (Coomap) por um ano, mas deixou o cargo em 2022 quando as aulas presenciais retornaram. Recentemente, foi indicado pela equipe da Cooperativa para a vaga na Net Zero. Ele reside em Paraguaçu e atua em toda a região: Machado, Poço Fundo, Varginha, Elói Mendes, Alfenas e Fama. “Eu faço parcerias com os produtores de café, pegamos a palha do café e transformamos em Biochar, um condicionador de solo orgânico”, explicou.
Já Ana Julia Alves Siqueira concluiu o Bacharelado em Zootecnia pelo Campus Machado e o Mestrado em Tecnologia da Ciência Animal pelo Instituto Politécnico de Bragança (IPB), em Portugal. Sua formação faz parte do Programa de Dupla Diplomação, que permite ao estudante concluir a graduação e o mestrado oferecido pela instituição parceira em intercâmbio acadêmico.
A jornada de Ana Júlia começou em 2018. Além de ingressar no curso de Zootecnia, atuou em grupos de estudos e pesquisas, como o Núcleo de Estudos em Pecuária Leiteira (NEPEL) e o Grupo de Estudos em Ovinocultura (GEO). A estudante também participou da empresa júnior ACZ e, desde o início do curso até o último ano, esteve envolvida com o Núcleo de Estudos Aplicados em Equinocultura (NEACE), onde foi integrante e, posteriormente, coordenadora.
Quando surgiu a oportunidade de participar do Programa de Dupla Diplomação, Ana Júlia conta que se interessou imediatamente, pois a possibilidade de estudar e viver em outro país e continente, que antes parecia distante, tornou-se uma realidade enriquecedora, com o apoio do IFSULDEMINAS. “Conhecer novas pessoas, idiomas e culturas é, sem dúvida, uma experiência indescritível. Embora no início tenha sido um grande desafio adaptar-me a uma realidade tão diferente da minha, sempre estive disposta a aprender”.
Ainda durante seus estudos em Portugal, Ana Júlia foi contratada pela empresa Porcinveste Lda, que atua na área de produção de suínos e está localizada na cidade de Leiria. Lá, ela trabalha como Técnica de Produção Animal em duas das explorações da empresa. No final de 2023, a estudante apresentou sua dissertação e trabalho de conclusão de curso com o tema “Controle reprodutivo e inseminação artificial cervical com sêmen refrigerado em cabras das raças Serrana, ecotipo transmontano, e Preta de Montesinho - efeitos da raça e da lavagem do sêmen". O trabalho foi orientado pelo professor Ramiro Valentim, do Instituto Politécnico de Bragança (IPB), e pela professora Daiane Moreira, do IFSULDEMINAS.
“Gostaria de expressar minha profunda gratidão ao IFSULDEMINAS e ao Instituto Politécnico de Bragança pela parceria, sem a qual nada disso seria possível. Agradeço especialmente à professora Daiane pelo apoio e incentivo contínuos desde o início do processo de seleção, e ao professor Ramiro pela dedicação, apoio e paciência ao longo de todo o percurso”.
Texto: Ascom/ IFSULDEMINAS - Campus Machado
Fotos: Divulgação
Redes Sociais