Página inicial > Notícias - Extensão > Visita ao Corpo de Bombeiros

Visita ao Corpo de Bombeiros

Corpo de Bombeiros recebe a visita de estudantes do curso Técnico em Enfermagem do IFSULDEMINAS - Campus Machado

IMG 20240807 193636 717Na última quarta-feira, 07 de agosto, 10 alunos do 3º período do curso Técnico Subsequente em Enfermagem do Campus Machado, acompanhados pela professora Márcia Maria da Silva Bem, visitaram a 89ª Unidade do Corpo de Bombeiros da cidade de Machado.

A professora ressaltou o profissionalismo e a seriedade com que os bombeiros receberam os estudantes, que também tiveram a oportunidade de conhecer a equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). No local, os alunos participaram de uma palestra sobre Urgência e Emergência, que incluiu simulações de atendimentos e uma explicação detalhada sobre a utilização dos veículos de resgate.

Márcia explicou que a visita teve como objetivo promover a integração dos conteúdos teóricos com a prática, ampliando a compreensão dos alunos sobre as diversas possibilidades de atuação do profissional de nível técnico. Para ela, a visita foi muito proveitosa, pois a interação com a prática enriquece a construção do conhecimento e dá maior segurança aos futuros profissionais em sua atuação. “Curioso foi conhecer os materiais modernos no campo do primeiro atendimento à vítima de uma ocorrência de saúde, além da atividade didática, preparada com esmero pela corporação”, comentou.

A estudante Nalanda Santos descreveu a visita como uma “experiência incrível”, destacando os inúmeros aprendizados e a oportunidade de sanar IMG 20240807 200614 746dúvidas. “Apesar do tempo curto, tivemos uma palestra muito explicativa e interessante, além de simulações práticas. Todos foram muito atenciosos, pacientes, e explicaram tudo nos mínimos detalhes”.

Nalanda ainda relata, que pretende atuar na área de Enfermagem, “Principalmente depois dessa visita, deu para ver que realmente é isso que quero, a gente nunca tinha tido essa experiência. Foi a primeira vez e o tempo foi um pouco curto, mas o suficiente para ter sido incrível”.

A aluna Shara Viana ficou impressionada com os equipamentos que o SAMU utiliza e com as técnicas de instrução dos profissionais de resgate.  “O que mais me chamou a atenção foi o quanto a ambulância do SAMU é bem equipada, contendo tudo que um socorrista necessita”. A estudante observou a excelência dos profissionais tanto pelas técnicas utilizadas quanto pela educação e paciência. “Foi uma visita muito boa”, concluiu.

Texto: Ascom / IFSULDEMINAS - Campus Machado