Dia da Zootecnia
Campus Machado comemora 10 anos do curso de Zootecnia
Uma programação repleta de troca de conhecimentos marcou o tradicional evento da turma de Zootecnia. Neste ano, a edição conhecida como Semana da Zootecnia foi adaptada para o "Dia da Zootecnia", em comemoração aos 10 anos do curso. Realizado na quarta-feira, 31 de julho, no Espaço Sociocultural do IFSULDEMINAS - Campus Machado, o evento reuniu estudantes da instituição e contou também com a participação de alunos de instituições estrangeiras, em um formato híbrido.
A diretora-geral do campus, professora Aline Manke, abriu o evento dando as boas-vindas aos participantes e parabenizando a comissão pela capacidade de adaptação. A organização do evento foi conduzida pelos estudantes do 7º período do curso. Ao se dirigir aos alunos, a diretora destacou a importância de aprender a se adaptar e lidar com as mudanças impostas pelas circunstâncias da vida, ressaltando como esses desafios ensinam sobre planejamento e execução, mesmo diante de imprevistos. Para Aline, "não devemos nos deixar abater na primeira dificuldade", comentou.
A professora Daiane Moreira, então coordenadora de Zootecnia, fez uma apresentação sobre a trajetória do curso ao longo dos 10 anos. Ela aproveitou o momento para agradecer a todos os professores pela convivência e pelo trabalho em equipe, além de expressar sua gratidão a cada representante de turma pela ajuda com as atividades da coordenação. Daiane destacou a importância do empenho e da dedicação das turmas ao longo dos anos, valorizando os diferentes perfis que passaram pela instituição.
O evento também marcou o último dia do curso sob a coordenação da professora Daiane, que passou a função para a professora Renata Maculan. Na ocasião, Daiane também agradeceu aos demais colegas e fez uma retrospectiva da história de criação do curso, convidando a professora Renata Mara de Souza ao palco, por ser a primeira coordenadora de Zootecnia e responsável por escrever o primeiro projeto pedagógico aprovado. Renata Mara compartilhou que o reconhecimento do curso pelo Ministério da Educação, em 2018, foi motivo de muita alegria.
Palestras
O primeiro palestrante do dia foi Alexandre Vinhas, egresso da primeira turma do curso, que abordou o tema “Incubação Artificial”. O palestrante explicou que uma incubadora cumpre os processos realizados naturalmente pela galinha, mas em grande escala, o que garante uma alta produção de frangos de corte. Alexandre detalhou o processo de incubação, ressaltando que, em um período de 63 dias, um terço do tempo é dedicado ao desenvolvimento embrionário, explicando que qualquer problema durante este processo pode prejudicar a qualidade final e resultar em uma alta taxa de mortalidade dos embriões.
A programação seguiu ao longo do dia com diversas palestras. O estudante Lucas Lucas Gabriel de Carvalho Porto, integrante do Grupo de Estudos em Ovinocultura (GEO), falou sobre a utilização de homeopatia na prevenção e tratamento de mastite em ovelhas da raça Santa Inês. O estudante Roberto Carlos de Oliveira Junior, integrante do Grupo de Estudos em Pecuária de Corte (GEPEC), abordou a substituição do fubá de milho pela casca de café como absorvente de umidade para silagem de capiaçu.
A intercambista Ibeth Mahecha falou sobre a raça de cavalo Crioulo colombiano, enquanto a estudante Débora Ellen Rocha Bahia falou sobre sua experiência de intercâmbio na Universidade de Córdoba, na Colômbia. Ela apresentou aos estudantes sua experiência com o Programa de Mobilidade Estudantil e o trabalho desenvolvido na disciplina de Alimentos, que não faz parte da grade curricular do curso de Zootecnia do campus. Entre os temas estudados, a estudante destacou os organismos planctônicos que servem de alimento para os peixes.
Já a estudante Beatriz Regina Rossari Rosa compartilhou sua experiência na Universidade de Cundinamarca (UBEC). A estudante Samanta Meireles, que atualmente cursa o Programa de Dupla Diplomação em Portugal, ministrou uma palestra on-line, compartilhando sobre a inseminação artificial em ovelhas e outras experiências em Portugal. O intercambista Cristian Forero, da Colômbia, encerrou o “Dia da Zootecnia” com o tema "Ovoscopia e Embriodiagnóstico em Incubação Artificial em Ovos de Galinha Caipira Colombiana".
A estudante do 7º período, Nadiny Cruz, atuou na organização do evento e conta que adora participar da organização da tradicional “Semana da Zootecnia”, pois isso aumenta o contato com alunos, professores, servidores, patrocinadores e ex-alunos. Na última edição, o evento foi organizado pela empresa júnior ACZ, mas agora faz parte da disciplina Projeto Integrador II.
"Estávamos animados para o evento em maio, com tudo já organizado, incluindo palestrantes confirmados e a festa de 10 anos do curso. Foi frustrante ver que nosso planejamento não daria certo. Quando retornamos às aulas, nos reunimos e decidimos substituir a semana inteira por um Dia da Zootecnia", explicou
A aluna explicou que o formato do evento foi híbrido, o que possibilitou alcançar público externo, incluindo espectadores da Colômbia e de Portugal, tornando o evento internacional. “Acredito que foi um sucesso e conseguimos mostrar nosso empenho e dedicação na organização."
Na avaliação da professora Daiane Moreira, avaliou o evento foi interessante, pois ofereceu uma versão resumida da tradicional Semana da Zootecnia. "Foi um dia repleto de palestras, com a participação de egressos, intercambistas e alunos envolvidos em iniciação científica. O evento proporcionou muito aprendizado para todos os presentes. A equipe organizadora também foi impecável. Isso demonstra como nosso curso está bem estruturado e tem formado zootecnistas com excelência."
Texto e Fotos: Ascom/ IFSULDEMINAS - Campus Machado
Redes Sociais