Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Dia da Zootecnia

Campus Machado comemora 10 anos do curso de Zootecnia

 

DSC 0296Uma programação repleta de troca de conhecimentos marcou o tradicional evento da turma de Zootecnia. Neste ano, a edição conhecida como Semana da Zootecnia foi adaptada para o "Dia da Zootecnia", em comemoração aos 10 anos do curso. Realizado na quarta-feira, 31 de julho, no Espaço Sociocultural do IFSULDEMINAS - Campus Machado, o evento reuniu estudantes da instituição e contou também com a participação de alunos de instituições estrangeiras, em um formato híbrido.

A diretora-geral do campus, professora Aline Manke, abriu o evento dando as boas-vindas aos participantes e parabenizando a comissão pela capacidade de adaptação. A organização do evento foi conduzida pelos estudantes do 7º período do curso. Ao se dirigir aos alunos, a diretora destacou a DSC 0254importância de aprender a se adaptar e lidar com as mudanças impostas pelas circunstâncias da vida, ressaltando como esses desafios ensinam sobre planejamento e execução, mesmo diante de imprevistos. Para Aline, "não devemos nos deixar abater na primeira dificuldade", comentou.

A professora Daiane Moreira, então coordenadora de Zootecnia, fez uma apresentação sobre a trajetória do curso ao longo dos 10 anos. Ela aproveitou o momento para agradecer a todos DSC 0257os professores pela convivência e pelo trabalho em equipe, além de expressar sua gratidão a cada representante de turma pela ajuda com as atividades da coordenação. Daiane destacou a importância do empenho e da dedicação das turmas ao longo dos anos, valorizando os diferentes perfis que passaram pela instituição.

O evento também marcou o último dia do curso sob a coordenação da professora Daiane, que passou a função para a professora Renata Maculan. Na ocasião, Daiane também agradeceu aos demais colegas e fez uma retrospectiva da história de criação do curso, convidando a professora Renata Mara de Souza ao palco, por ser a primeira coordenadora de Zootecnia e responsável por escrever o primeiro projeto pedagógico aprovado. Renata Mara  compartilhou que o reconhecimento do curso pelo Ministério da Educação, em 2018, foi motivo de muita alegria.

 

Palestras

DSC 0318O primeiro palestrante do dia foi Alexandre Vinhas, egresso da primeira turma do curso, que abordou o tema “Incubação Artificial”. O palestrante explicou que uma incubadora cumpre os processos realizados naturalmente pela galinha, mas em grande escala, o que garante uma alta produção de frangos de corte. Alexandre detalhou o processo de incubação, ressaltando que, em um período de 63 dias, um terço do tempo é dedicado ao desenvolvimento embrionário, explicando que qualquer problema durante este processo pode prejudicar a qualidade final e resultar em uma alta taxa de mortalidade dos embriões.

A programação seguiu ao longo do dia com diversas palestras. O estudante Lucas Lucas Gabriel de Carvalho Porto, integrante do Grupo de Estudos em Ovinocultura (GEO), falou sobre a utilização de homeopatia na prevenção e tratamento de mastite em ovelhas da raça Santa Inês. O estudante Roberto Carlos de Oliveira Junior, integrante do  Grupo de Estudos em Pecuária de Corte (GEPEC), abordou a substituição do fubá de milho pela casca de café como absorvente de umidade para silagem de capiaçu. 

DSC 0337A intercambista Ibeth Mahecha falou sobre a raça de cavalo Crioulo colombiano, enquanto a estudante Débora Ellen Rocha Bahia falou sobre sua experiência de intercâmbio na Universidade de Córdoba, na Colômbia. Ela apresentou aos estudantes sua experiência com o Programa de Mobilidade Estudantil e o trabalho desenvolvido na disciplina de Alimentos, que não faz parte da grade curricular do curso de Zootecnia do campus. Entre os temas estudados, a estudante destacou os organismos planctônicos que servem de alimento para os peixes.

Já a estudante Beatriz Regina Rossari Rosa compartilhou sua experiência na Universidade de Cundinamarca (UBEC). A estudante Samanta Meireles, que atualmente cursa o Programa de Dupla Diplomação em Portugal, ministrou uma palestra on-line,  compartilhando sobre a inseminação artificial em ovelhas e outras experiências em Portugal. O intercambista Cristian Forero, da Colômbia, encerrou o “Dia da Zootecnia” com o tema "Ovoscopia e Embriodiagnóstico em Incubação Artificial em Ovos de Galinha Caipira Colombiana".

DSC 0298A estudante do 7º período, Nadiny Cruz, atuou na organização do evento e conta que adora participar da organização da tradicional “Semana da Zootecnia”, pois isso aumenta o contato com alunos, professores, servidores, patrocinadores e ex-alunos. Na última edição, o evento foi organizado pela empresa júnior ACZ, mas agora faz parte da disciplina Projeto Integrador II.

"Estávamos animados para o evento em maio, com tudo já organizado, incluindo palestrantes confirmados e a festa de 10 anos do curso. Foi frustrante ver que nosso planejamento não daria certo. Quando retornamos às aulas, nos reunimos e decidimos substituir a semana inteira por um Dia da Zootecnia", explicou

A aluna explicou que o formato do evento foi híbrido, o que possibilitou alcançar público externo, incluindo DSC 0311espectadores da Colômbia e de Portugal, tornando o evento internacional. “Acredito que foi um sucesso e conseguimos mostrar nosso empenho e dedicação na organização."

Na avaliação da professora Daiane Moreira, avaliou o evento foi interessante, pois ofereceu uma versão resumida da tradicional Semana da Zootecnia. "Foi um dia repleto de palestras, com a participação de egressos, intercambistas e alunos envolvidos em iniciação científica. O evento proporcionou muito aprendizado para todos os presentes. A equipe organizadora também foi impecável. Isso demonstra como nosso curso está bem estruturado e tem formado zootecnistas com excelência."

 

Texto e Fotos: Ascom/ IFSULDEMINAS - Campus Machado

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página