Mutirão Solidário ao RS
Campus Machado realiza Mutirão Solidário para ajudar as vítimas das enchentes no sul do Brasil
Mais de 8 toneladas foram doadas pelo IFSULDEMINAS nas últimas semanas
No dia 27 de maio, servidores, colaboradores, estudantes e comunidade uniram esforços no Poliesportivo do IFSULDEMINAS - Campus Machado para a descaracterização de roupas doadas pela Receita Federal. Esses itens foram transportados em um caminhão com destino ao Rio Grande do Sul para ajudar as famílias desalojadas e desabrigadas pelas enchentes. A ação faz parte do Programa Transformar Sustentável, promovido em parceria com a Receita Federal, que dá destinação correta a itens apreendidos pelo órgão. Ao todo, mais de 8 toneladas dos itens viabilizados pela parceria foram entregues ao povo gaúcho.
Durante a manhã, os voluntários se dedicaram à separação das peças, incluindo blusas de frio, calças, camisetas, shorts e lençóis. À tarde, iniciou-se o processo de descaracterização e organização para o envio. Ao todo, aproximadamente 1.700 peças foram customizadas, representando um esforço coletivo e solidário em prol da comunidade afetada.
A diretora-geral, professora Aline Manke, é natural do Rio Grande do Sul e foi uma das servidoras que se prontificaram a ajudar. "O mutirão é um dos exemplos das ações extensionistas de cunho social realizadas pela nossa instituição. Por meio de iniciativas como essa, é evidente o engajamento e comprometimento dos nossos colaboradores, além de ser extremamente gratificante contribuir positivamente para o bem-estar do próximo."
Adelaide de Fátima Ferreira Moraes, uma das costureiras voluntárias, já atuou como instrutora do curso de Costura no Programa de Valorização das Mulheres. Ela conta que ficou sabendo da ação por meio da professora Paulize. Mobilizada, Adelaide reservou quatro horas de seu tempo para contribuir com a causa e compartilhou sua felicidade em ajudar "Foi uma experiência gratificante, pois é reconfortante saber que podemos aquecer o coração de alguém ao ajudar de alguma forma."
Mais costureiras da comunidade se prontificaram a contribuir com a campanha divulgada pela Rádio Estação Cultura FM. Foi o caso das funcionárias da Confecção Scheitima Uniformes. Luciene Aparecida da Silva, Selma Helena Santos e Cynara Fernandes dedicaram seus horários de almoço ao trabalho voluntário. Luciene mencionou que elas souberam da iniciativa pelo programa "IF em Ação", da Estação Cultura, e expressou sua felicidade em contribuir com o Mutirão.
A ação foi possível graças ao Programa Receita Cidadã, no qual o órgão destina mercadorias para contribuir com a gestão ambiental, ecoeficiência e responsabilidade social. Desde o período da pandemia, o IFSULDEMINAS tem promovido projetos como este, em parceria com a Receita, inspirando o Programa Transformar Sustentável. Bebidas foram transformadas em álcool, fumo em adubo, e roupas foram utilizadas como matéria-prima em cursos de Corte e Costura, entre outros.
O diretor de Extensão do Campus Machado, Pedro Luiz Costa Carvalho, também trabalhou no mutirão. “O engajamento dos servidores e da comunidade é fundamental para o projeto. Ambos auxiliam na divulgação, no marketing e na doação propriamente dita dos itens para ajudar as pessoas que necessitam. Além disso, em relação aos servidores, há também o papel no auxílio do planejamento e organização das ações como separação dos itens, reformas, transporte e entrega.”
Para a coordenadora do Mutirão, professora Paulize Honorato Ramos, a ação foi bem-sucedida. “Conseguimos envolver professores, técnicos administrativos, terceirizados e a comunidade externa. Produzimos em uma semana o que levaríamos meses para fazer”, explicou.
Uma comitiva da Reitoria do IFSULDEMINAS acompanhou as ações do mutirão. o reitor Cleber Ávila Barbosa, a pró-reitora Daniela Ferreira, e a diretora de Extensão Michelle Marques. Cléber agradeceu à Receita Federal pela parceria, uma colaboração considerada bem-sucedida. "Queremos expressar nossa gratidão a cada pessoa que se envolveu, arregaçou as mangas e está atuando neste extraordinário projeto social. O IFSULDEMINAS está atento e comprometido com as ações sociais em nosso país e em nossa região."
A diretora de Extensão do Instituto também participou ativamente do mutirão, auxiliando no planejamento, divulgação e mobilização dos voluntários e parceiros. De acordo com Michelle, o mutirão foi fundamental e contribuiu significativamente para a campanha. “A adesão dos servidores foi extremamente significativa e mostrou o quanto nossa comunidade é solidária. Através do mutirão realizado no Campus Machado, foi possível customizar peças de qualidade e focar especialmente na produção de roupas de inverno, principal demanda do Rio Grande do Sul no momento. Também foi possível transformar a generosidade em ação concreta”. Até agora, já foram enviados 4 caminhões ao Sul, totalizando 20 toneladas, sendo 8 dessas de produtos transformados com a ajuda do Mutirão Machado e da Reitoria.
Enchentes no Rio Grande do Sul
O estado teve mais de 400 municípios com bairros encobertos pela água. A maior tragédia climática da história do Rio Grande do Sul. A catástrofe afetou uma estimativa de 2 milhões e 320 mil pessoas, deixando cerca de 77 mil desabrigados e mais de 540 mil desalojados. Essas pessoas perderam, desde roupas, objetos pessoais, móveis, objetos de trabalho e muitos até mesmo a própria casa.
Mais ações do IFSULDEMINAS
No dia 21 de maio, o IFSULDEMINAS realizou uma grande operação humanitária: três caminhões, transportando cerca de 40 toneladas de donativos, partiram em direção ao estado afetado pelas fortes chuvas para entregar os itens arrecadados. Essa ação integra o projeto "SOS Rio Grande do Sul", que mobilizou a comunidade durante o período de 8 a 20 de maio para angariar roupas, sapatos, água, alimentos, produtos de higiene, rações, camas para animais de estimação, álcool em gel e brinquedos. Todas as doações partiram da comunidade, servidores e parceiros engajados na causa.
Texto: Ascom/ IFSULDEMINAS - Campus Machado
Fotos: Divulgação
Redes Sociais