Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias - Extensão > Certificação: Governador Valadares
Início do conteúdo da página

Certificação: Governador Valadares

Campus Machado forma 39  técnicos no curso de Agropecuária com ênfase em Agroecologia

Foto 2024 04 02 09.32.54 PMNo dia 24 de fevereiro, no Centro de Formação Francisca Veras (CFFV), em Governador Valadares, uma solenidade de certificação marcou o encerramento do curso Técnico em Agropecuária com ênfase em Agroecologia para 39 concluintes.

A diretora de Ensino do Camus Machado, professora Fabiana Lucio de Oliveira, representou a diretora-geral, professora Aline Manke Nachtigall, e certificou os estudantes durante a cerimônia. Em seu discurso, a professora destacou a importância da formação técnica, considerando-a uma ferramenta poderosa para a transformação social, especialmente quando aliada ao contexto da Agroecologia. “Este curso não apenas capacitou vocês para atuarem de forma competente no setor agropecuário, mas também os preparou para uma atuação consciente e sustentável, em harmonia com o meio ambiente e com as comunidades locais”, disse.

IMG 8789O curso integra o Programa Popular de Agroecologia na Bacia do Rio Doce, uma parceria entre o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), o Instituto Federal do Sul de Minas – Campus Machado, a Fundação Renova e a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Extensão, Pesquisa, Ensino Profissionalizante e Tecnológico (FADEMA).

O principal objetivo do curso oferecido na região do Vale do Rio Doce é formar profissionais cidadãos, técnicos, éticos e plurais para enfrentar o desafio de manter a população no campo. Com a formação, pretende-se promover a melhoria da qualidade de vida das famílias rurais e garantir a produção, industrialização e comercialização agrícola, atendendo aos preceitos agroecológicos de preservação e sustentabilidade.

O curso foi dividido em 17 etapas, desenvolvidas a partir da chamada “Pedagogia da Alternância”, de Paulo Freire, e ocorreu em Governador Valadares, cidade atingida pelo rompimento da barragem da mineradora Samarco em 2015, em Mariana.

 

Texto: Ascom/ IFSULDEMINAS - Campus Machado

Fotos: Divulgação

registrado em:
Fim do conteúdo da página