Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

OMIF 2023

Estudantes do Campus Machado disputam a etapa final da Olimpíada dos Institutos Federais (OMIF)

WhatsApp Image 2024 05 23 at 10.46.11Nesta quinta-feira, 23 de maio, 13 alunos do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) viajam para o Instituto Federal do Mato Grosso (IFMT - Campus Cuiabá) para participar da etapa final da Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais (OMIF). Entre os estudantes classificados, cinco são do Campus Machado: Mariana Naves Tana, Bernardo Gomes Negri, Guilherme Reis de Lima, João Vitor Pereira Caixeta e Julio Iglesias Alexandre da Paz. Eles foram selecionados na primeira etapa da olimpíada, realizada de 21 a 23 de novembro de 2023.

O Campus Machado já conquistou 1 medalha de ouro, 1 medalha de prata e 2 de bronze na OMIF, além de medalhas, certificados de participação e menções honrosas. A professora Kátia Alves Campos, coordenadora do Clube da Matemática do IFSULDEMINAS - Campus Machado, é a responsável por acompanhar os participantes. Ela destaca a importância dessa experiência para os alunos, muitos dos quais nunca tiveram a oportunidade de viajar de WhatsApp Image 2024 05 23 at 10.46.13avião. Além disso, eles poderão participar de diversos minicursos. Na avaliação da professora, mesmo que os estudantes não conquistem medalhas, o fato de terem sido classificados em uma competição nacional já é um feito importante e significativo. Kátia está confiante no potencial dos alunos. “Esperamos trazer medalhas”, afirmou.

Diversos estudantes do Campus Machado têm se destacado em competições acadêmicas e alcançado premiações importantes. Em 2022, Bernardo Gomes Negri participou da Competição Estadual de Matemática (CEM) realizada em Belo Horizonte, da Olimpíada Interna de Programação do IFSULDEMINAS (OLIP), da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e da Olimpíada Brasileira de Informática (OBI). Mariana Tana é veterana em competições e acumula 15 medalhas em olimpíadas do conhecimento: 7 medalhas de ouro, 6 de prata e 2 de bronze. Entre os principais desafios enfrentados por ela estão competições de Matemática, Física e Astronomia.

Os estudantes Guilherme Reis de Lima, João Vitor Pereira Caixeta e Julio Iglesias Alexandre da Paz são estreantes em competições acadêmicas. Guilherme, que cursa Técnico em Informática, está ansioso, pois é sua primeira viagem de avião. Ele se mostrou surpreso com a classificação para a segunda fase, já que achou a prova difícil.

Um edital específico foi publicado pela Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PPPI) para apoiar a participação dos alunos, custeando as despesas de inscrição e hospedagem. Já o Campus Machado tem auxiliado nas viagens dos estudantes, fornecendo o transporte. Para a diretora-geral do Campus, a participação em olimpíadas do conhecimento é uma oportunidade para que os estudantes possam testar os conhecimentos adquiridos em sala de aula. “Além de já serem desafiado a passarem por testes de suas habilidades de uma forma geral, ao participar desse tipo de competição, os estudantes podem testar o quanto eles mantém-se tranquilos ou não em um processo avaliativo externo, se o fator estresse seria um problema, ou seja, as olimpíadas servem também como um teste para a vida”, comentou.

Como funciona a OMIF

IMG 20231121 WA0025A OMIF foi criada em 2018, no chamado "Biênio da Matemática 2017-2018 - Gomes de Sousa", uma lei instituída como parte da Agenda Positiva do Ensino, Pesquisa e Inovação no país, cujo tema principal é “A Matemática está em tudo” e tem como proposta estimular o interesse pela disciplina nos estudantes do ensino técnico integrado ao ensino médio.

A ideia de criar uma olimpíada de matemática da Rede Federal ganhou forma com a participação do IFSULDEMINAS e do IFRN na 4th International Youth Convention on Commerce & Economics (IYCCE), que ocorreu na Índia em outubro de 2017.

Tendo em vista a expansão da OMIF, na edição de 2021, a Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais foi atualizada para a Olimpíada de Matemática das Instituições Federais, permanecendo a sigla OMIF.

As provas são elaboradas por professores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica Federal, responsáveis por fomentar um banco de questões. Na primeira etapa, as provas das instituições participantes brasileiras são aplicadas em cada campus da Rede Federal, que tenha inscrições na OMIF, e são coordenadas por um representante local cadastrado como responsável pelo campus. 

A prova da 1ª fase é objetiva e contém 21 questões com 5 alternativas cada, sendo: sete questões de nível 1, valendo 3 pontos cada;  sete questões de nível 2, valendo 4 pontos; e  sete questões de nível 3, valendo 5 pontos. A 2ª fase ocorre de forma itinerante, sendo eleito a cada edição, o local que sediará a próxima OMIF.

 

Texto: Ascom/ IFSULDEMINAS - Campus Machado

Fotos: Divulgação

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página