Página inicial > Notícias - Extensão > Visita: Secretaria da Educação do Paraná

Visita: Secretaria da Educação do Paraná

Campus Machado recebe diretores dos Colégios Agrícolas do Paraná

DSC 0174No dia 9 de maio, o Campus Machado recebeu 35 diretores de colégios agrícolas do Estado do Paraná para  conhecer  a Cooperativa-Escola, os setores produtivos e as ações realizadas nas áreas de ensino, pesquisa e extensão da instituição.

O encontro foi marcado por troca de experiências entre as instituições de ensino. Pela manhã, os visitantes se reuniram no Salão Azul com a diretora-geral, professora Aline Manke; com o diretor de Extensão, professor Pedro Luiz Costa Carvalho; com a diretora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, professora Dalilla Carvalho Rezende; com o diretor de  Administração, Antônio Marcos de Lima; com a diretora de Ensino, professora Fabiana Lucio de Oliveira, e com o coordenador-geral de Produção, professor Luis Lessi dos reis.

Cada diretor apresentou as ações de sua pasta. Em seguida, os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer os setores produtivos da instituição. O coordenador dos colégios agrícolas do Paraná, Renato Hey Gondin, relatou aos diretores que aquele era um momento de aprendizado, uma oportunidade para conhecer novas experiências e aplicá-las em suas instituições.

DSC 0157O coordenador observou que, em todas as apresentações, foi mencionada a articulação entre pesquisa e extensão, áreas que ainda precisam ser desenvolvidas nos colégios do Paraná.  Também comentou que apreciaram um café delicioso, com produtos produzidos no próprio campus, evidenciando a prática e a integração do aprendizado teórico com a produção local.

No período da tarde, os diretores conheceram a Cooperativa-Escola (Coetagri), onde são comercializados café, ovos, derivados de leite e carne, entre outros itens produzidos pela instituição. Para a coordenadora da Coetagri, professora Lidiany dos Santos Soares, a visita foi enriquecedora. De acordo com a servidora, “possibilitou conhecer novos formatos de atuação que podem oportunizar melhorias ao aprendizado dos estudantes.”

Expertise de campus agrícola

Um dos diferenciais do IFSULDEMINAS na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica é sua origem nas antigas escolas agrotécnicas. O Campus Machado, com sua expertise na gestão de uma escola-fazenda, frequentemente recebe representantes de outras unidades para compartilhar experiências.

Além do trabalho desenvolvido pela Cooperativa-Escola, as articulações de ensino, pesquisa e extensão com os arranjos produtivos locais são destaques importantes da unidade. Graças a essa união bem-sucedida, a instituição acumula indicadores expressivos, como mais de 100 projetos em execução, envolvendo estudantes, funcionários, colaboradores externos e aproximadamente 100 parceiros. Essas iniciativas beneficiam direta e indiretamente uma região que compreende mais de 200 mil pessoas em sua área de atuação.

Texto e Fotos: Ascom/ IFSULDEMINAS - Campus Machado