Página inicial > Notícias - Extensão > Evento: Café com Sustentabilidade

Evento: Café com Sustentabilidade

Agricultores, estudantes e pesquisadores discutem futuro sustentável do café

IMG 20240424 WA0223Os estudantes do Grupo de Extensão e Pesquisa Agronômica em Cafeicultura (GEPA), sob coordenação do professor Ivan Franco Caixeta, foram os responsáveis por promover o evento "Café com Sustentabilidade". A iniciativa aconteceu no dia 24 de abril, no espaço Sociocultural do IFSULDEMINAS - Campus Machado, em colaboração com a empresa júnior Agrovantec e o Núcleo de Estudos em Qualidade e Indústria do Café (Nequali).

Agricultores, estudantes, pesquisadores e profissionais da área ambiental tiveram a oportunidade de se atualizar sobre práticas sustentáveis na indústria do café. Um dos principais objetivos da iniciativa foi conscientizar sobre os cuidados necessários para promover a sustentabilidade na área.

Milano Fialho dos Santos Zinato, representante da empresa NetZero, compartilhou informações sobre o Biochar, um tipo de carvão vegetal utilizado na correção do solo, destacando sua contribuição na redução das emissões de carbono e na promoção da saúde do solo. O professor Leônidas Carrijo Azevedo Melo, da Universidade Federal de Lavras (UFLA), pôde participar de forma remota, respondendo às principais dúvidas sobre o tema.

Para encerrar, a professora visitante do Campus Machado, Marina Scalioni Vilela, abordou a saúde do solo e a cafeicultura regenerativa, explicando a IMG 20240424 221510importância de práticas agrícolas que promovam a regeneração do ecossistema.

O evento também abriu espaço para promover a troca de ideias entre os participantes. "Com o apoio de várias organizações e o comprometimento dos participantes, o evento 'Café com Sustentabilidade' fortaleceu o compromisso da comunidade com um futuro mais sustentável e responsável na produção de café", destacou o estudante de Agronomia, Tales de Carvalho Zanette, que atuou na mobilização para o evento.

Conheça a NetZero

Especializada em oferecer consultoria em Sustentabilidade Corporativa e ESG, a empresa forma um ecossistema de consultores e associados para determinados serviços. Sua experiência em diferentes temas de ESG e Sustentabilidade empresarial permite formular respostas técnicas e oferecer soluções ao cliente pautadas na relação de custo-benefício do mercado.

Texto: Assessoria de Comunicação do Campus Machado com informações do Grupo de Extensão e Pesquisa Agronômica em Cafeicultura (GEPA)