Página inicial > Notícias - Extensão > Promove Engenharia - Inatel

Promove Engenharia - Inatel

Universo da Engenharia e tendências são apresentados aos estudantes da área de Informática

DSC 0066Cerca de 200 estudantes dos cursos Técnico Integrado em Informática e Sistemas de Informação do IFSULDEMINAS - Campus Machado participaram de uma palestra sobre o projeto 'Promove Engenharia - Inatel' na manhã da última quinta-feira, 11 de abril, no Auditório Antônio Carlos Estanislau.

O evento foi organizado pelos coordenadores dos cursos da área de Informática, Luciano Carvalho (Sistemas de Informação) e Augusto Márcio (Técnico Integrado em Informática). O professor Augusto destacou que a palestra foi preparada, principalmente, com o objetivo de envolver os estudantes com o universo da tecnologia.

A diretora-geral do Campus Machado, professora Aline Manke, expressou sua satisfação em ver o auditório com tantos alunos. Agradeceu aos envolvidos na ação e também destacou a atualidade do tema. “Que vocês aproveitem muito esse momento, prestem atenção, tirem dúvidas ao final, aproveitem que o palestrante está disposto a compartilhar informações com vocês”.

DSC 0054“Promove Engenharia” é uma iniciativa do Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel) que percorre os colégios de ensino médio e técnico para desvendar o universo das Engenharias. Quem esteve na instituição para falar sobre o projeto foi o profissional André do Nascimento, engenheiro de Telecomunicações formado pelo Inatel. Segundo explicou aos estudantes, o intuito da palestra foi que, ao final, todos entendessem o que é Engenharia.

André apresentou novas tendências aos estudantes, como internet dos sentidos, o novo 6G, que promete proporcionar experiências ainda mais realistas, incluindo sensações imersivas. Ele também abordou gêneros digitais, as nanotecnologias, robótica e o mercado de trabalho para engenheiros. Para o estudante Pedro Franco, que faz o Bacharelado em Sistemas de Informação, a palestra destacou a importância do profissional na área de TI e também a escassez de profissionais qualificados.

Já a estudante do Técnico em Informática, Júlia Mesquita Navarro, achou interessante a maneira como foram apresentados os cursos do INATEL, pois foi mostrada a realidade dos estudantes, relacionando a filmes de ficção científica e trechos de filmes conhecidos. "O palestrante soube envolver bem o público e explicar de forma simples os cursos disponíveis, como ingressar e a possibilidade de bolsas de estudo."

Texto e Fotos: Ascom/ IFSULDEMINAS - Campus Machado