EPTV: Café em cápsulas
Serviço de encapsulamento de café no Campus Machado é destaque em jornal da EPTV
A crescente popularidade do café em cápsulas foi tema de uma reportagem da EPTV - Sul de Minas no último sábado, 23 de março. O IFSULDEMINAS - Campus Machado é a única instituição pública da região a oferecer o serviço de encapsulamento à comunidade e participou da reportagem.
De acordo com a Associação Brasileira de Café (ABIC), o consumo de café em cápsulas registrou um aumento de 0,59% em 2023, em comparação com o ano anterior. O diretor da associação atribui esse crescimento à curiosidade dos consumidores, denominados como entusiastas. São pessoas que, embora não sejam necessariamente especialistas em café, estão interessadas em experimentar novidades e aprender mais sobre a bebida.
Em 2018, o Campus adquiriu uma máquina com capacidade para produzir 20 cápsulas por minuto. O serviço é disponibilizado a agricultores e empreendedores a um preço de custo de R$ 0,80 por unidade, com produção viável a partir de apenas cinco quilos de café.
Em entrevista à emissora, o professor Leandro Carlos Paiva, diretor do Polo Embrapii - Agroindústria do Café, revelou que em 2023 foram processados 320 pedidos de encapsulamento de cafés provenientes de municípios próximos ao campus, representando um aumento de cerca de 14% em relação ao ano anterior.
O professor destacou que o objetivo desse serviço é permitir que produtores, empresários e profissionais da indústria do café possam diversificar seus produtos, ingressando no mercado de cápsulas e explorando novas oportunidades de vendas. O café utilizado deve ser torrado e ter cinco dias de descanso. A máquina é capaz de produzir 20 cápsulas por minuto. Cada quilo rende 200 cápsulas.
Arnald de Melo Campos Júnior, proprietário de uma empresa de comercialização de cafés especiais, é um dos beneficiários desse serviço desde o ano passado. Ele relata que a produção aumentou de 4 a 5 vezes desde o início do processo e destaca a praticidade e a crescente demanda pelo café em cápsulas. "Acredito que a bebida em cápsula é um caminho sem volta. O mercado só tende a crescer", concluiu.
Texto e fotos: Ascom - Campus Machado
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