Dezembro Vermelho
Solidariedade em ação: IFSULDEMINAS - Campus Machado se une à campanha “Dezembro Vermelho”
No dia 08 de dezembro, a Coordenação-Geral de Assistência ao Educando (CGAE) e a equipe do curso Técnico em Enfermagem promoveram uma ação para a campanha “Dezembro Vermelho”.
Em frente ao Refeitório, foi montada uma tenda para atendimento ao longo do dia. Os estudantes de Enfermagem explicaram sobre a importância dos cuidados com a saúde, prevenção das ISTs e distribuíram preservativos. Além disso, realizaram aferição de pressão arterial e glicemia.
Na parte da tarde, a enfermeira Eliana Gonçalves de Lima, da Prefeitura Municipal de Machado, foi convidada para conceder uma entrevista à Estação Cultura FM para abordar a importância da prevenção e diagnóstico precoce de doenças infecciosas. Ela aproveitou para sanar dúvidas e combater tabus.
A estudante de Técnico em Enfermagem, Emanuele Vieira dos Santos, contou o quão gratificante foi participar da campanha. Para ela, observar a satisfação das pessoas tornou a experiência ainda melhor. Já a estudante Bruna Souza compartilhou que "foi uma experiência muito importante, bacana e enriquecedora."
Sobre a campanha Dezembro Vermelho
O Dezembro Vermelho, campanha instituída pela Lei nº 13.504/2017, marca uma grande mobilização nacional na luta contra Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), principalmente aquela causada pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), chamando a atenção para a prevenção, a assistência e a proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV.
A campanha é constituída por um conjunto de atividades em consonância com os princípios do Sistema Único de Saúde, de modo integrado em toda a administração pública, promovendo ações como: iluminação de prédios públicos com luzes de cor vermelha; promoção de palestras e atividades educativas; veiculação de campanhas de mídia; e a realização de eventos.
Texto: Ascom/ IFSULDEMINAS - Campus Machado
Fotos: Divulgação
Redes Sociais