Página inicial > Notícias - Extensão > Homenagem aos Aposentados

Homenagem aos Aposentados

Comemoração Especial: Cerimônia Homenageia Servidores aposentados nos anos de 2022 e 2023

DSC 0357Aconteceu nesta segunda-feira, 27 de novembro, no Espaço Sociocultural do IFSULDEMINAS - Campus Machado, uma cerimônia em homenagem aos servidores da instituição que se aposentaram nos anos de 2022 e 2023. O evento teve como objetivo reconhecer os serviços prestados e agradecer aos profissionais pelas contribuições ao desenvolvimento da instituição. No total, 15 servidores se aposentaram nos últimos dois anos, porém apenas seis deles puderam comparecer à solenidade, acompanhados de amigos e familiares.

Na composição da mesa de honra, representando o Campus Machado, estiveram presentes a diretora-geral, professora Aline Manke; a diretora de Ensino, professora Fabiana Lúcio de Oliveira; e o diretor de Administração e Planejamento, Antônio Marcos de Lima. Em nome da Reitoria do IFSULDEMINAS, ocuparam seus lugares de destaque o reitor substituto da instituição, professor Carlos Henrique Reinato; o pró-reitor de Gestão de Pessoas, Clayton Silva Mendes; a diretora de Desenvolvimento de Pessoal e Qualidade de Vida, Regiane Magalhães; e a coordenadora de Qualidade de Vida, Emeline Canabarro de Castro.

DSC 0263 1A professora Aline, anfitriã do evento, expressou sua alegria ao inaugurar a solenidade na presença de tantas personalidades que moldaram a história da instituição, deixando suas contribuições e dedicando-se de forma notável. "Espero que vocês guardem lembranças deste momento, que ele fique marcado como um momento feliz, um momento emblemático de uma virada de página para vocês, mas de  continuidade de ações que são de todos, independentemente das áreas de atuação. Continuem impactando vidas e fazendo a diferença na nossa comunidade!".

DSC 0282O professor Carlos, atualmente reitor substituto e pró-reitor de Pesquisa, agradeceu  ao campus pela organização da homenagem. Ao se dirigir aos aposentados, resumiu o sentimento em uma única palavra: gratidão. Reconheceu o tempo dedicado por eles e tudo o que construíram. Carlos, que é ex-diretor do Campus Machado, falou sobre a relação de amizade que construiu com cada um. “A instituição sempre será a casa de vocês, talvez até mesmo a primeira casa, considerando o tempo que passaram aqui, possivelmente mais do que em suas próprias casas. Parabéns! Que essa nova fase seja tão gloriosa quanto aquela que vocês vivenciaram aqui.”

Hiuri Tadeu Rabelo de Martins Carvalho, aluno do curso Técnico em Agropecuária, executou o hino nacional em uma viola caipira. Durante a cerimônia, ele uniu-se ao estudante Luiz Fernando Dutra para entoar diversas modas de viola. Ao final, o aluno Pedro Lopes fez uma apresentação musical que marcou o encerramento da sessão solene.

DSC 0328Eusebio Dias Neto se aposentou em junho deste ano e confessa que não tem como deixar totalmente a instituição, “ela está entranhada em nossas vidas, apenas deixamos de ser assíduos”. Ele relata que, desde então, tem se dedicado a outras atividades para aproveitar o tempo livre

DSC 0335Em fevereiro, Maria Aparecida Avelino Renó, conhecida como Cidinha, oficializou sua aposentadoria do serviço público. Com formação e longa trajetória como professora, ingressou no Campus Machado em 2012, desempenhando o cargo de técnica em assuntos educacionais. Considera esse período como o mais significativo de sua carreira, pois a instituição está imersa no conhecimento, dedicando-se à pesquisa e à extensão. Cidinha sempre nutriu um afeto especial por essa área, pois o comprometimento com o desenvolvimento da comunidade e a atenção aos menos privilegiados proporcionaram-lhe grande satisfação, fazendo-a sentir-se útil para a sociedade.

Cidinha conta que estudou muito e se qualificou durante o período em que trabalhou na instituição, "tive a oportunidade de realizar o mestrado, algo que era um grande sonho para mim". Essa fase foi extremamente significativa em sua trajetória, e ela expressa grande gratidão e reconhecimento pela oportunidade. Mas a educadora não encerrou sua trajetória profissional, ela continua impactando vidas. Atualmente, exerce o cargo de diretora em uma escola municipal de Poço Fundo. "Estou muito feliz com o trabalho que estou realizando para fazer a diferença."

DSC 0346A professora Vera Araújo Leite se aposentou em maio deste ano e conta que no início foi desafiador sair da rotina, mas havia muitas coisas que gostaria de fazer, porém eram difíceis de conciliar com o trabalho, como viajar. "Agora posso aproveitar o tempo para conhecer vários lugares que sempre quis visitar". Outra atividade que incorporou à sua rotina e está adorando é a leitura, "estou devorando livros".

Vera também encontrou prazer em pequenos hobbies, como cozinhar e aprender violão. "Como sou avó, estou aproveitando para curtir os netos e a família, sem as preocupações do compromisso com o trabalho, mas vou sentir muita saudade de todos os amigos e da convivência com os alunos."

Servidores aposentados

Maria Liliana Costa