Página inicial > Notícias - Extensão > Curso: Car Rural

Curso: Car Rural

Capacitação sobre Cadastro Ambiental Rural é promovida para estudantes de Agronomia

DSC 0815No dia 01 de novembro, cerca de 40 estudantes dos cursos de Agronomia participaram do minicurso intitulado "Cadastro Ambiental Rural". A iniciativa, da professora Ariane Borges de Figueiredo, responsável pela disciplina de Manejo e Gestão Ambiental, teve como propósito instruir os estudantes sobre a legislação ambiental e suas flexibilizações.

Durante a capacitação, os alunos tiveram a oportunidade de se familiarizar com as ferramentas do Sistema de Cadastro Ambiental (Sicar) e aprender a utilizar os módulos para realizar o cadastro. O minicurso, com duração de 2 horas, foi ministrado pela profissional Cássia Fernanda de Souza, diretora técnica da empresa Agrolever e agrônoma formada pelo Campus Machado. A instrutora é uma palestrante experiente na área ambiental e possui conhecimento especializado no Cadastro Ambiental Rural (CAR).

Cássia compartilhou que seu interesse pelo tema surgiu durante a graduação. "Em 2014, comecei a acompanhar meu pai, um extensionista rural que ministrava cursos sobre o CAR nos finais de semana para técnicos, agrônomos e profissionais da área ambiental. A partir daí, comecei a realizar o cadastro de propriedades na região. Desde então, sempre houve a procura por parte dos produtores que precisam regularizar suas propriedades."

DSC 0832 1De acordo com a agrônoma, que atualmente trabalha com crédito rural na Agrolever, muitas propriedades ainda não possuem o cadastro ou apresentam irregularidades. "O CAR é uma ferramenta essencial. Sem o registro, o produtor fica impossibilitado de realizar, legalmente, as atividades rurais."

Para a estudante Marcelle Dias, a capacitação foi uma experiência diferente. “Achei o Cadastro Ambiental Rural um pouco complexo para ser preenchido, porém, com o auxílio da tutora, foi mais tranquilo e tivemos uma ótima instrução sobre o programa”.

"Gostei bastante de participar do curso. Não fazia ideia do que era o CAR e nem para que servia", disse a estudante Sarah Vieira Santos, que aproveitou a oportunidade para aprender sobre o tema. Ela conta que teve algumas dúvidas em relação ao programa, mas a instrutora foi super atenciosa com a turma.

O que é o CAR?

O Cadastro Ambiental Rural (CAR) é um registro eletrônico nacional obrigatório para imóveis rurais, criado pela Lei nº 12.651/2012 e regulamentado pela Instrução Normativa MMA nº 2/2014. Ele integra informações ambientais das propriedades rurais, incluindo áreas de preservação, reserva legal, remanescentes florestais e áreas consolidadas. A inscrição no CAR é o primeiro passo para garantir a regularidade ambiental do imóvel, abrangendo dados do proprietário, documentos de propriedade ou posse e informações georreferenciadas.

Texto e fotos: Ascom/ IFSULDEMINAS - Campus Machado