Hackathon
Equipes do Campus Machado vencem a 5ª edição do Hackathon
Três equipes do IFSULDEMINAS - Campus Machado foram premiadas na Maratona Hackathon. O evento, que está em sua quinta edição, ocorreu nos dias 19 e 20 de setembro, no Campus Passos, e trouxe como tema “Desafio Desenvolvimento Regional Sustentável”. O objetivo é propor e executar soluções inovadoras para problemas apresentados por três empresas que se inscreveram no projeto.
A equipe coordenada pelo agrônomo Arnaldo Libório venceu o desafio apresentado pela Serralheria Amaral. Já a equipe orientada pela professora Daniela Augusta Guimarães Dias se sagrou campeã na solução proposta a Belmiro's Café Especial, cujo desafio também teve como segundo lugar a equipe coordenada pelo professor Eduardo Carvalho Dias.
Os participantes tiveram um momento para conversar com os representantes das demandas, sanar dúvidas e compreender melhor o problema. Além disso, seguiram a metodologia proposta e tiveram mentores durante os dias do evento para criar, inovar e gerenciar uma ideia, planejando, levantando requisitos, testando e validando o projeto.
Ao final da maratona, as equipes apresentaram um pitch com a solução proposta à banca avaliadora. Os estudantes aprovados em primeiro lugar receberão bolsas para o desenvolvimento do projeto em parceria com a empresa proponente do desafio.
Rebecca Diedrich Oliveira, aluna do 8º período de Administração, integrou a equipe que venceu o desafio da Serralheria Amaral. É a segunda premiação da aluna no Hackathon. Ela fez parte da equipe que se consagrou campeã em um dos desafios do 4º Hackathon.
A estudante achou incrível a experiência de participar do evento, ainda mais por ter contribuído com os dois títulos conquistados pelo Campus Machado (2022 e 2023). “É simplesmente surreal. Neste ano, estávamos sob a orientação do técnico Arnaldo Libório, que nos ajudou a ir além das nossas limitações. Foi realmente inspirador!”.
“O que me motiva a seguir participando deste tipo de evento é a possibilidade de poder inovar e usar a criatividade para desenvolver um novo produto ou solução para empresas reais. Estar envolvida em atividades desafiadoras me permite ampliar horizontes, aplicar pensamento crítico e oferecer soluções, que não apenas resolvem problemas, mas também promovem a sustentabilidade sem afetar a rentabilidade dos negócios”, contou.
Arnaldo explica que o desafio da Serralheria Amaral foi propor uma solução para aproveitar os resíduos de ferro do processo produtivo da empresa, o que acarreta prejuízo financeiro e ambiental. “Os alunos demonstraram maturidade no trabalho em equipe e resolução de problemas. Fiquei muito orgulhoso de toda a equipe”.
“Como profissionais da área de tecnologia, enfrentamos desafios como esse todos os dias, implementando, criando e trazendo soluções para problemas que pareciam impossíveis. No entanto, jamais imaginei que poderíamos unir sustentabilidade com tecnologia para criar uma solução benéfica tanto para nosso ‘cliente’ quanto para o futuro do nosso planeta. Agradeço a toda a equipe envolvida na criação deste evento”, compartilhou o estudante Guilherme dos Reis Leoni , do curso de Sistemas de Informação e integrante da equipe vencedora do desafio proposto pela Belmiros’ Cafés Especiais.
A estudante Nadiny Carolina Cruz, do curso de Zootecnia, participou da equipe que levou o segundo lugar no desafio da Belmiro’s Cafés Especiais. “Fui parte da equipe RuralVision e juntos desenvolvemos uma proposta inovadora de embalagem retornável para cafés especiais, abordando a questão do consumo responsável. Como membro da ACZjr, essa experiência acrescentou muito ao meu conhecimento prático e trouxe novos métodos de execução de projetos para nossa empresa”.
Para a aluna, o evento proporcionou a oportunidade de expandir sua rede de contatos. “Acredito firmemente que no próximo ano estarei de volta para mais aprendizado e colaboração. Participar do Hackathon não apenas enriqueceu meu conhecimento, mas também me inspirou a continuar trabalhando em soluções sustentáveis e inovadoras”.
Equipes do Campus Machado:
Empresa Serralheria Amaral
1° lugar - Coordenador: Arnaldo Libório (alunos de Administração e Agronomia)
Empresa Belmiro's Café Especial
1° lugar - Coordenadora: Daniela Augusta Guimarães Dias (alunos de Sistemas de Informação)
2º lugar - Coordenador: Eduardo Carvalho Dias (alunos de Zootecnia)
Sobre Hackathon
A maratona de mais de 30 horas ininterruptas reuniu 12 equipes formadas por estudantes e servidores de diversos campi do IFSULDEMINAS. O evento possui foco no desenvolvimento sustentável da região do sul e sudoeste de Minas Gerais e tem como objetivo estimular a comunidade acadêmica do IFSULDEMINAS ao exercício da cidadania, gerando soluções para um crescimento sustentável, por meio de uma competição multidisciplinar, formando lideranças corporativas comprometidas e inovadoras para o setor especificado.
De acordo com o coordenador da comissão organizadora, professor Diogo Kawano, o Hackathon é um dos grandes eventos que oportunizam os alunos a se desenvolverem. "Além de ter relação direta com o setor produtivo, tudo o que eles aprendem em sala de aula é colocado em serviço para a comunidade, ou seja, é um extensionismo muito forte. Outro ponto importante é a questão do trabalho em um ritmo intenso. São mais de 30 horas ininterruptas na solução do cliente, trabalhando competências e habilidades e também enfrentando desafios de ordem emocional".
Texto: Ascom/ IFSULDEMINAS - Campus Machado
Fotos: Divulgação
Redes Sociais