Página inicial > Notícias - Extensão > Campanha: Coleta de Papel

Campanha: Coleta de Papel

Campus Machado promove campanha de coleta de papel para reciclagem

campanhaEm comemoração ao Dia da Árvore (21/09), o IFSULDEMINAS - Campus Machado promove uma campanha com ações de educação ambiental e conscientização sobre a importância da reciclagem. Na quinta-feira (21), das 08h às 17h, estarão disponíveis pontos na Praça Antônio Carlos, em Machado, e na área interna do Campus Machado, ao lado da Cooperativa Escola (Coetagri).

No dia 21, também haverá doação de mudas e sementes. A ação é uma parceria com a Prefeitura de Machado, Instituto Estadual de Florestas (IEF) e a Império Cruz Reciclagem. A proposta da campanha surgiu em 2022, com integrantes do Grupo de Estudos de Pesquisa Florestal (GEPE), a partir da observação da necessidade de preservação dos recursos florestais.

O papel é produzido a partir da madeira, principalmente de uma árvore chamada eucalipto. Todas as árvores possuem em suas células celulose, substância a partir da qual o papel é fabricado. O eucalipto é cortado e levado para a indústria, onde sua madeira será cortada, descascada e picada.

O Brasil recicla cerca de 66% de papel, a ampliação do índice evitaria o corte de 20 a 30 árvores adultas, com a reciclagem de uma tonelada de papel. A produção de papel reciclado economiza até 80% de energia, quando comparado à produção de papel virgem. Outro benefício na reciclagem do papel é a economia de água. Para produção de uma tonelada de papel virgem, são gastos 100 mil litros de água e para produção de papel reciclado essa quantidade cai para 2 mil litros.

Texto: Ascom/ IFSULDEMINAS - Campus Machado