Página inicial > Notícias - Extensão > Encontro do programa “Jovem Aprendiz”

Encontro do programa “Jovem Aprendiz”

Campus Machado reúne cerca de 100 jovens para encontro do Programa Jovem Aprendiz

DSC 0560Nesta quinta-feira, 31 de agosto, cerca de 100 jovens se reuniram no Espaço Sociocultural do IFSULDEMINAS - Campus Machado, para participarem do encontro do programa “Jovem Aprendiz - Juventude em Foco” das cidades sul-mineiras de Machado, Elói Mendes, Paraguaçu e Poço Fundo.

O Programa Jovem Aprendiz prevê a execução de atividades teóricas e práticas, sob a orientação pedagógica de entidade qualificada em formação técnico-profissional metódica e com atividades práticas coordenadas pelo empregador.

DSC 0533Os jovens recebem formação na modalidade Arco Ocupacional Administrativo que contempla as seguintes ocupações: Auxiliar de Escritório, Arquivista/Arquivador, Almoxarife, Office Boy/Girl/Contínuo.

O coordenador-geral de Estágios e Egressos do IFSULDEMINAS, Alex Silva, destacou a importância de reunir todas as cidades participantes para este momento de discussão e compartilhamento de experiências que o encontro proporciona. Ele também falou do diferencial do programa, que engloba a inclusão e o trabalho, “O programa Jovem Aprendiz trabalha a pessoa humana como um todo e a parte profissional também”, complementou Alex.

DSC 0529O encontro contou com a participação do palestrante José Benedito de Souza, que falou sobre “o futuro que queremos começar agora”. José realizou uma dinâmica com os estudantes, na qual formaram duplas com alguém que não conheciam. “Isso que vocês estão fazendo aqui, agora, é uma oportunidade. Vocês estão dentro das empresas todos os dias conhecendo pessoas diferentes. Aproveitem!".

O palestrante também abordou a importância da comunicação para qualquer coisa que forem realizar e instruiu os jovens a deixarem o medo de lado, pois as oportunidades aparecem e não devem ser anuladas pelo medo ou pela vergonha, frisou.

Jovens Aprendizes

DSC 0479A estudante Cauany Tavares Azevedo está no programa Jovem Aprendiz de Paraguaçu. Ela contou que queria trabalhar desde os 14 anos e quando ficou sabendo do programa pela sua tia, que trabalha na Prefeitura Municipal, logo fez sua inscrição para participar.  A jovem, que está atuando no setor de Recursos Humanos da empresa Plasmar, relatou que a experiência tem sido ótima.

DSC 0489“Estou adorando a experiência”, contou o estudante Pedro Luz, do programa Jovem Aprendiz de Poço Fundo. Pedro ficou sabendo do programa pelas redes sociais e está atuando como Almoxarife no Supermercado Ferreira. Depois do programa, pretende seguir na área administrativa.

DSC 0491A estudante Anna Júlia Pereira, do programa Jovem Aprendiz de Machado, conta que o programa mudou totalmente sua vida, pois aprendeu a ter responsabilidade financeira. Anna Júlia está super feliz e pretende seguir na área administrativa, que é sua função na empresa Herboflora. Ela compartilhou que tem expectativas de continuar na empresa quando terminar o programa.

DSC 0499“Eu não esperava que a experiência com o Jovem Aprendiz fosse tão legal e produtiva como está sendo”, disse a estudante Giovana Andrade Valentim, do programa Jovem Aprendiz de Elói Mendes. Giovana aconselha que outras pessoas também participem do programa.

Texto: Ascom/ IFSULDEMINAS - Campus Machado

Revisão: Monalisa Aparecida Pereira