Festival Pint of Science
Festival Pint of Science é destaque na mídia
Nos dias 22, 23 e 24 de maio, um festival promove ciência em ambientes descontraídos como bares e pubs em mais de 120 cidades do Brasil. Pela primeira vez em Machado, a edição é promovida pelo IFSULDEMINAS - Campus Machado e ocorre no Bar Franpô. O evento é destaque em matéria do Jornal da EPTV, do G1 e na edição semanal do Jornal Folha Machadense!
O projeto internacional nasceu em 2013, na Inglaterra, e é realizado simultaneamente em diversos países do mundo. Em 2015, chegou ao Brasil e conquistou o público pela forma descontraída, com a qual explica a dinâmica de pesquisas, reunindo cientistas de diferentes áreas.
Alimentos do Futuro foi o tema escolhido para uma série de palestras que apontam inovações e tendências na área, caminhos sugeridos pela indústria e pesquisas voltadas aos problemas sociais e ambientais.
Para o coordenador do evento, professor Alex Uzeda Magalhães, receber um evento deste porte para falar sobre alimentos é muito importante, pois desperta o interesse de todos, já que há uma preocupação geral com a qualidade dos alimentos e com as possibilidades de se alimentar melhor. “O mais importante do evento é tirar o professor da academia e colocar na mesa de bar para falar de forma descontraída sobre ciência, já que grandes ideias vêm da mesa de bar”, explica.
O professor Júlio César Carvalho é coordenador do curso de Ciência e Tecnologia de Alimentos e explica que há dois conceitos importantes e que, muitas vezes, são convergentes: a segurança alimentar e a disponibilidade. “A gente procura, cada vez mais, desmistificar os temas relacionados à alimentação vegana, consumo de carnes, cafés. Vários pontos que serão discutidos no evento são estudados na instituição”.
Nesta quarta-feira, 24 de maio, inovações no consumo de café e alimentação vegana e vegetariana fazem parte da programação. Segundo o professor Leandro Paiva, diretor do Polo Embrapii - Agroindústria do Café, estudos da Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) têm apontado o crescimento do consumo de cafés especiais. “Os estudos têm mostrado que público está buscando esta apreciação e experiência, uma forma diferente de tomar café, com aromas e sabores intensos”.
Outras sete cidades da região também promovem versões do festival, entre elas os campi Muzambinho e Poços de Caldas. Para saber mais sobre o evento no Brasil, clique aqui!
Texto e fotos: Ascom/ IFSULDEMINAS - Campus Machado
Redes Sociais