Página inicial > Notícias - Extensão > Apresentação de trabalhos

Apresentação de trabalhos

JOSIF 2022 contou com a apresentação de mais de 500 trabalhos em pôsteres, pitchs e oral

DSC 0521Um dos pontos altos da Jornada Científica e Tecnológica são as apresentações de trabalhos acadêmicos e científicos. Nesta edição, foram mais de 500 inscrições para apresentação de pôsteres, pitchs e oral.

A finalidade do evento é socializar novos conhecimentos construídos no IFSULDEMINAS e em outras instituições de pesquisa, além de favorecer a relação entre pesquisadores regionais e criar oportunidade para os bolsistas de iniciação científica apresentarem suas produções.

Beatriz Fernandes Leal, estudante do 2° período de Engenharia de Alimentos do Campus Inconfidentes, apresentou um trabalho que desenvolveu em grupo: “Aluno diplomata - uma alternativa para diminuir os índices de evasão escolar”. O objetivo foi justamente apresentar uma alternativa para reduzir as desistências do seu curso. Para a estudante, o resultado foi positivo, o que trouxe a ideia de aplicar o projeto nos demais cursos e modalidades. Beatriz fez sua primeira apresentação em uma Jornada, e achou bem diferente da experiência de ouvinte.

A professora do curso de Pedagogia EaD, Maria Aparecida Mendes, é orientadora de mais de 20 trabalhos e conta que está orgulhosa de seus alunos, já DSC 0523que o curso tem incentivado a produção de artigos científicos.

As estudantes Amanda Celene do Carmo Rodrigues e Camila Isabel Pereira cursam o 8° período de Pedagogia EaD, do polo Inconfidentes. As duas apresentaram trabalhos, pela primeira vez, na Jornada Científica e se mostraram encantadas com a estrutura do Campus Machado. As alunas contaram que a ideia do trabalho surgiu na pandemia, com o objetivo de apresentar atividades do ensino fundamental de forma lúdica e que pudessem estimular o interesse e a aprendizagem das crianças.

DSC 0529“Aprendendo e brincando: confeccionando brinquedos com materiais recicláveis” foi o tema das estudantes Dalila Quirino da Silva e Ana Claudia Silva, do 8° período de Pedagogia EaD, do Polo Muzambinho. Mais um projeto que nasceu durante a pandemia. A ideia foi incentivar os alunos a fazerem fotos e vídeos para mostrar seus brinquedos. “A ideia teve um retorno tão positivo que até os irmão mais novos destes alunos queriam participar”, conta a estudante. A apresentação das alunas na JOSIF já foi a defesa do TCC para conclusão do curso. E oportunidades de trabalho já surgiram para elas. Ana Cláudia contou que já está trabalhando no CEMEI -  Hortência de Bonelli em Monte Belo. Já a aluna Dalila é voluntária no CRAS de Santa Cruz da Prata, mas suas expectativas são de logo efetivar contrato.

DSC 0581Sonia Aparecida Ramalho Macedo tem 59 anos e está no último período de Pedagogia EaD, do Polo Inconfidentes. Há 15 anos, ela é professora na Rede Municipal de Ensino. Cursou Magistério, já que na época era difícil fazer uma graduação. Ela conta que se casou cedo, teve filhos e, ao longo da vida, resolveu priorizar a família. Mas com o incentivo das filhas na fase do Vestibular, resolveu tentar. Fez a prova em uma instituição privada e passou, mas desistiu por não ter condições de pagar. O marido ficou sabendo do vestibular do IFSULDEMINAS e fez a inscrição dela, sem que soubesse. “Meu marido disse: vai fazer sim, pois agora eu já paguei a inscrição”, disse brincando. Mesmo sem preparo fez a prova, quando saiu o resultado, descobriu que estava classificada e que obteve a nota máxima na redação. “Fiz amizades que vou levar pra vida, mesmo com as dificuldades, todas nós conseguimos”, contou.

Antonio Carlos Pelegrin também apresentou trabalho na Jornada. Formado em Geografia, está no 8° período de Pedagogia EaD, do Polo Campus Machado. Um dos motivos que o fez escolher o curso foi a possibilidade de trabalhar nas áreas de gestão.

Texto e Fotos: Ascom/ IFSULDEMINAS - Campus Machado