Página inicial > Notícias - Extensão > Concurso Pastel de Fubá e Mestre Cervejeiro

Concurso Pastel de Fubá e Mestre Cervejeiro

Professores do Campus Machado integram júri técnico de concursos de Pastel de fubá e Mestre Cervejeiro

WhatsApp Image 2022 11 09 at 10.19.30No último sábado, 05 de novembro, professores da área de alimentos do Campus Machado participaram da final dos concursos de Pastel de Fubá e Cervejas Artesanais. O evento foi promovido pela Prefeitura do município, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, e ocorreu no Mercado Municipal.

O coordenador do curso superior de Alimentos, professor Júlio César de Carvalho; o coordenador do Técnico em Alimentos, Vanderley Almeida; e o coordenador do Grupo de Estudos em Cervejas Artesanais, professor Alex Uzeda, integraram o júri técnico. Na ocasião, professores e alunos do campus aproveitaram para divulgar o Processo Seletivo do Instituto e os cursos da área de Alimentos.

WhatsApp Image 2022 11 09 at 10.19.31A final dos concursos de Pastel de Fubá de Machado ( 2º Prêmio Dona Elza Signoretti) e Cervejas Artesanais de Machado (2º Prêmio Mestre Cervejeiro) contaram com vários participantes, música ao vivo com Diogo Silva e banda. Foram anunciados os vencedores do concurso. O 1° lugar recebeu R$1.500,00, o 2° colocado foi premiado com R$1.000,00 e o 3° lugar faturou R$ 500,00.

Na fase final do Concurso Mestre Cervejeiro, foram 8 amostras avaliadas. Já no Concurso do Pastel de fubá, 9 amostras foram provadas. O professor Júlio César Carvalho explica que “a experimentação ocorreu às cegas. Do pastel, inclusive foi uma amostra de carne e uma de queijo por participante”.

WhatsApp Image 2022 11 09 at 12.53.39Por coincidência, o primeiro lugar do Concurso Mestre Cervejeiro foi de um professor do Campus Machado, Tulio Marcos da Silva, da área de Informática. Esta foi sua segunda participação em concurso. Ele conta que produzir cerveja artesanal tem sido um dos seus hobbys. “Fiz três cursos promovidos pelo CervArt com o professor Alex Uzeda: Cervejeiro Caseiro, Cervejeiro Avançado e Microbiologia Cervejeira. Destes cursos, surgiram grupos de Whats App, onde trocamos ideias. Os cursos foram de excelente qualidade e fundamentais para o aprendizado”. Túlio agradeceu, de forma especial, ao professor Alex pelo incentivo.

Texto: Ascom/IFSULDEMINAS - Campus Machado