Página inicial > Notícias - Extensão > 2º IF Portas Abertas

2º IF Portas Abertas

Campus Machado recebe mais de 500 estudantes da região para conhecerem cursos, projetos e a estrutura da escola

DSC 0745Na quarta-feira, 26 de outubro, o IFSULDEMINAS – Campus Machado promoveu a 2ª edição do "IF Portas Abertas". O objetivo do evento foi reunir estudantes de escolas da região para conhecerem os cursos e projetos oferecidos pelo Instituto, além de apresentar a estrutura da escola, laboratórios e setores produtivos.

Mais de 500 estudantes de 10 cidades da região participaram de uma palestra para apresentação da escola e assistiram à peça “Alice no País das Maravilhas”, encenada pelo grupo “Teatro da Lili”. A diretora geral do Campus, professora Aline Manke, deu as boas-vindas aos estudantes. Na sequência, o professor Pedro Luiz Costa Carvalho, coordenador de Extensão, falou sobre cursos, projetos e os principais diferenciais da instituição.

Foto 61Na parte da tarde, os alunos participaram de um “tour” guiado pela escola-fazenda, e visitaram os setores produtivos, como suinocultura, equinocultura, avicultura, Museu de Ciências Naturais, cozinha experimental, torrefação, horta e laboratórios de Robótica. A diretora do Campus conta que recebeu muitos retornos positivos dos professores e alunos visitantes. A professora Claudiane, da Escola de Douradinho, informou que “os alunos amaram a escola”.

Gustavo Uchôas Guimarães Carvalho é professor de História da Escola Estadual Norma de Brito Piedade Martins, de Elói Mendes (MG), e acompanhou a visita de cerca de 50 estudantes, principalmente do 3º ano, mas também de outras séries. Ele explica que convidaram alunos com as melhores notas e que demonstraram interesse para que a visita fosse proveitosa.

O professor gostou bastante da estrutura do campus. “Acho importante ter uma instituição pública de qualidade e que ofereça o tripé ensino, pesquisa e extensão e que seja articulada com a comunidade. Isso nos chama muita atenção nas instituições federais. Não apenas produzir conhecimento, mas fazer com que ele interaja com a comunidade ”, comentou.

Foto 47Estiveram presentes estudantes de cidades como Poço Fundo, Elói Mendes, São João da Mata, Fama, Carvalhópolis, Carmo da Cachoeira, Minas Gerais, Paraguaçu, Silvianópolis, Alfenas e do distrito de Douradinho. A aluna Ingrid Pascoal estuda na Escola Estadual Magalhães Carneiro, em Silvianópolis, e ficou impressionada. “Eu amei muito. Tudo perfeito, pretendo estudar aí ano que vem”.

Gabriel Luiz da Silva Oliveira tem 16 anos, está no segundo ano da Escola Estadual Pedro Mestre, em Carmo da Cachoeira, e gostou do que viu. “Muito bonito o lugar, um sonho de qualquer um estudar aí no campus”. Ele ia prestar o Vestibular em 2020 para o Técnico em Agropecuária Integrado, mas acabou perdendo o prazo de inscrição. Agora pretende tentar o Técnico em Agropecuária Subsequente, assim que concluir o Ensino Médio.

Foto 29Para o coordenador de Extensão do Campus, professor Pedro Carvalho, o evento atingiu o objetivo de mostrar o que é o IFSULDEMINAS - Campus Machado aos estudantes no que se refere ao tripé ensino, pesquisa e extensão. “Tivemos feedback muito positivo. Muitos disseram que não faziam ideia do tanto de atividades, projetos e setores produtivos que temos aqui. Não sabiam da quantidade de atividades práticas à disposição dos estudantes. O tour foi uma ideia muito legal, porque mostrou in loco como é o IF”, avalia.

Uma tenda do curso de Enfermagem foi montada próximo ao Refeitório para aferição de pressão, divulgação do curso e conscientização sobre o Outubro Rosa. Em vários pontos do tour, a visita foi bem rápida e muitos professores e visitantes improvisaram apresentações dos setores para impressionar os alunos. No setor de suinocultura, a professora Letícia Amaral, expôs um leitãozinho para que os alunos tivessem contato com um dos animais do setor. Muitas fotos foram registradas e o bicho caiu no gosto dos visitantes. Ana Luiza Fagundes fez questão de deixar sua mensagem. “Incrível. Amei o porquinho. Ansiosa para estudar aí.”

Na cozinha experimental, o movimento foi intenso. Professores e estudantes dos cursos de Alimentos expuseram produtos alimentícios e falaram sobre as práticas laboratoriais, processos, projetos, empresa júnior, grupos de estudos e tiraram dúvidas dos visitantes, que também aproveitaram a degustação.

Foto 59Na torrefação, os visitantes conheceram um pouco de alguns processos de embalagem e empacotamento do café, além de receberem informações sobre os cursos oferecidos na área. E muitos saíram decididos da visita. “Adorei conhecer o IF, com certeza vou fazer Agronomia”, contou o estudante Eduardo Ribeiro.

Segundo a professora Elisângela Zati, de Elói Mendes, o Laboratório de Robótica impressionou muitos alunos da Escola Norma de Brito Martins. "Eles gostaram muito, porque já visitaram o Inatel e não receberam uma explicação tão detalhada lá, quanto receberam aqui".

Apoio e mobilização

Foto9Mais de 60 pessoas ajudaram na mobilização e organização das ações. Um dia cheio de atividades, que envolveu diversos setores da escola para que fosse possível receber os estudantes. Foram 35 servidores e terceirizados, 21 alunos como guias e monitores e 10 estudantes do Grupo de Teatro da professora Maria Liliana Costa. Os visitantes ainda almoçaram no campus e se despediram ao fim do tour guiado, por volta das 16h. A aluna Francyne Souza se sentiu muito acolhida pelos colaboradores da instituição. "Eu adorei tudo. Fomos muito bem recebidos. Os professores explicaram tudo pra gente e achei a comida do Refeitório muito gostosa", conta.

Texto e Fotos: Ascom/ IFSULDEMINAS - Campus Machado