Certificação Técnica - Subsequentes
Campus Machado realiza formatura dos alunos do técnico subsequente
Na noite de sábado, 24 de setembro, 36 formandos dos cursos técnicos subsequentes em Administração, Agropecuária e Enfermagem subiram ao palco para o momento de certificação. As três turmas, que ingressaram durante o período pandêmico, conviveram presencialmente apenas no último semestre.
A formanda Edylaine Aparecida Lima, oradora do curso Técnico em Administração, lembrou a todos sobre os desafios e dificuldades que foi iniciar o curso durante a pandemia, e que os professores foram essenciais neste processo, “vocês não têm ideia da diferença que fizeram em nossas vidas e o quanto valeu a pena insistir para chegar até aqui, o quanto somos gratos pelo privilégio de ter tido vocês do nosso lado. Cada palavra, cada gesto, cada ensinamento nos acompanhará pelo resto de nossas vidas. Obrigada por tudo!”.
Agradeceu aos colegas e enfatizou,”depois de uma longa caminhada é bom saber que vencemos. Parabéns, galerinha do Youtube!”
A paraninfa dos formandos de Administração, professora Lucia Helena da Silva, falou em nome dos demais paraninfos. Durante seu discurso, lembrou o momento de pandemia, insegurança e medos vencidos pelos estudantes junto à família, servidores e amigos. Ao se dirigir aos técnicos em Administração, enfatizou a importância de contribuírem para o desenvolvimento das organizações, da geração de trabalho e renda para aqueles que estiverem sob seus cuidados. Aos técnicos em Agropecuária, lembrou que estarão sob sol e chuva para que os alimentos cheguem às mesas. Aos técnicos em Enfermagem, ressaltou o perfil de cuidado e de amor ao próximo que a profissão requer e que a pandemia mostrou isso. Para finalizar, dedicou uma música sobre amor e trajetória, e disse aos estudantes “voltem sempre que quiserem”.
A professora Aline Manke Nachtigall, diretora geral do Campus Machado, agradeceu a todos que contribuíram para que o momento acontecesse, parabenizou aos formandos de Enfermagem pela escolha da profissão. Para a professora, os alunos que escolheram a Administração são administradores natos, e os formandos de Agropecuária já são vitoriosos, enfatizando a importância do agronegócio. Em seu discurso, refletiu sobre a história das três peneiras de Sócrates: verdade, bondade e necessidade. Para finalizar, pediu aos formandos que sejam éticos, íntegros e que nunca se esqueçam dos ensinamentos, além disso que levem o nome da instituição.
O reitor substituto do IFSULDEMINAS, professor Carlos Henrique Rodrigues Reinato, agradeceu aos envolvidos e parabenizou os formandos. Ele reforçou o objetivo da instituição: gerar oportunidades. Pediu aos formandos que acreditem na instituição e no IFSULDEMINAS, pois acredita que a educação transforma. Carlos lembrou que os formandos de Enfermagem fazem parte da primeira turma do curso, e que boa parte das aulas ocorreu de forma on-line devido à pandemia, um marco histórico Ele também contou um pouco da sua trajetória, e da importância do agronegócio assim como da administração.
Texto e fotos: Ascom/ IFSULDEMINAS - Campus Machado
Redes Sociais