4ª Semana Aprendendo com as Diferenças
Campus Machado sedia atividades presenciais da 4ª Semana do Programa Aprendendo com as Diferenças
Entre os dias 15 e 19 de agosto, o Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) promoveu a “Semana Aprendendo com as Diferenças”. Neste ano, o evento ocorreu em formato híbrido, com atividades presenciais no Campus Machado e palestras on-line. Ao todo, cerca de 300 pessoas participaram das ações presenciais.
No primeiro dia do evento, durante o período da manhã, foram realizados minicursos e palestras para estudantes, profissionais da educação e interessados na área, que se inscreveram previamente.
“Do esporte participativo ao esporte de rendimento” foi o tema ministrado pela professora Iêda Mayumi S. Kawashita, do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho. O minicurso “Plantas Medicinais” foi realizado pela professora Jussara Maria Oliveira Mesquita, da Unifenas. A pedagoga Karla Aparecida Zucoloto abordou “Práticas inclusivas na escola”. Já a palestra sobre a Equoterapia ficou por conta da professora Daiane Moreira Silva, do IFSULDEMINAS - Campus Machado.
A cerimônia oficial de abertura ocorreu na parte da tarde com a palestra “Saúde mental em tempos de crise” proferida pela psicóloga Kátia Poles, professora da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Ao longo da semana, as palestras foram transmitidas pelo canal do IFSULDEMINAS no Youtube. (Clique aqui para conferir!) e alcançaram mais de 600 visualizações.
Na sexta-feira (19), mesa-redonda e palestra foram realizadas no Espaço Sociocultural do Campus para encerramento das atividades da Semana. “Perspectivas das pessoas com deficiência na sociedade'' foi o tema de discussão entre a professora de história e deficiente física, Maria Messias Gomes; dos representantes da Apae de Poços de Caldas, Ricardo da Silva Teodoro e Bianca Maria de A. Silva; e da pedagoga Regina Maris Muniz Zanetti.
O advogado, palestrante e membro do Conselho da Pessoa com Deficiência (CONADE), Adenilson Marins dos Santos, falou sobre aprender com a deficiência.
O programa
O programa institucional Aprendendo com as Diferenças foi criado, em 2012, para incluir socialmente alunos de Apaes da região por meio de práticas laborais, com o suporte de estudantes e servidores do IFSULDEMINAS, na execução de diversas atividades ligadas à agropecuária e às artes, além de realização de terapia assistida por animais. Atualmente, é desenvolvido em seis campi do Instituto (Carmo de Minas, Inconfidentes, Machado, Muzambinho, Pouso Alegre e Três Corações) e conta com a adesão de 25 Apaes e 4 instituições beneficentes para idosos e crianças. Tem como parceiros a UFLA e o Campus Barbacena do Instituto Federal do Sudeste de Minas.
Redes Sociais