VII Semana da Zootecnia
VII Semana da Zootecnia envolve 140 estudantes em palestras, oficinas e minicursos
Entre os dias 09 e 13 de maio, o IFSULDEMINAS - Campus Machado promoveu um evento em comemoração ao Dia do Zootecnista (13 de maio), a sétima edição da Semana de Zootecnia. A programação contou com palestras on-line, roda de conversa e diversos minicursos presenciais.
Coordenado pelo professor Diego Zanetti, com o apoio dos professores Alexandre Tavares, Nikolas Amaral e das professoras Daiane Moreira, Renata Souza e Renata Maculan, o evento também envolveu alunos na organização. Para Ádila Carvalho, estudante do 7º período, como boa parte ocorreu on-line e o pessoal já estava adaptado,
tudo fluiu bem e sem dificuldades.
“Foi uma oportunidade única para os alunos aprofundarem seus conhecimentos nas diversas áreas da produção animal. As palestras foram ministradas por renomados palestrantes do Nordeste, Centro-oeste, de Minas e de Portugal. Além disso, nos minicursos os alunos tiveram a oportunidade de conhecer novas técnicas, colocá-las em prática e ampliar suas experiências práticas e de vivência. Na sexta-feira, o encerramento do evento foi um momento descontraído e de confraternização, quando comemoramos o Dia do Zootecnista e a turma do nono período pôde compartilhar um pouco sobre os cinco anos que passaram no Campus”, disse o coordenador do curso, professor Diego Zanetti.
A iniciativa contou com a participação de aproximadamente 140 alunos, de todos os períodos do curso de Zootecnia. De acordo com a estudante do 5º período de Zootecnia, Mayara de Oliveira Cezário, o evento deste ano teve formato híbrido, algo inédito até então. “Porém foi incrível, pois nos proporcionou assistir palestras com profissionais que presencialmente talvez não conseguiríamos!”
“Cortes tradicionais e especiais da carcaça bovina” foi uma das oficinas que a aluna participou no último dia, 13 de maio, e foi ministrada pelo colaborador do campus, Lúcio e pela Simone. “Foi incrível, tivemos a oportunidade de presenciar como a Zootecnia e as atividades realizadas a campo podem influenciar na qualidade do produto final que chega ao consumidor, aprendemos cortes especiais, como T-Bone, Prime Rib, Bife de Ancho dentre vários outros. E também aprendemos um pouco sobre cortes tradicionais como picanha, fraldinha, maminha e filé mignon”, contou Mayara
Fernanda Duarte ministrou o curso de Análise de Sêmen. Ela se formou em 2019 no Campus, concluiu o Mestrado em Produção Animal na Universidade Federal de Lavras (UFLA) e aguarda o resultado do programa de Doutorado. Para a egressa, “foi uma experiência muito gratificante retornar ao lugar em que tudo começou e que tanto me acolheu para dividir minha experiência com aqueles que estão percorrendo esse mesmo caminho.
Para Larissa Gurgel, “a Semana da Zootecnia nos proporciona mais conhecimento sobre diversos assuntos. É incrível a abrangência do curso na área de trabalho. Os palestrantes foram muito atenciosos e trouxeram temas excelentes, fazendo nossos olhos brilharem cada vez mais! A Semana da Zootecnia nos mostra que todo o esforço na faculdade será recompensado quando estivermos na área de trabalho.”
Para nós, alunos da Zootecnia, quando chega o mês de maio, ficamos muito ansiosos para que chegue a semana da Zootecnia, por meio dela, podemos ter conhecimentos sobre várias áreas de atuação e também temos a oportunidade de fazer network com palestrantes. E nesse ano, tivemos um evento híbrido de palestras on-line e um dia de minicurso presencial. Eu tive a oportunidade de fazer o curso de Análise de sêmen. Na parte da manhã, teve aula teórica e na parte da tarde a prática. Fizemos diversas análises do sêmen dos suínos, foi muito interessante e incrível todo o curso, principalmente quando utilizamos o microscópio para análise”, disse Samanta Aparecida Meireles, estudante do 7º período de Zootecnia.
Conheça o curso de Zootecnia do Campus Machado
Texto e Fotos: Ascom - IFSULDEMINAS - Campus Machado
Redes Sociais