Título de cidadão machadense
Diretor do Campus Machado recebe título de Cidadão Machadense
Desde 2014, cerca de 500 iniciativas extensionistas foram realizadas pelo IFSULDEMINAS - Campus Machado em prol da comunidade e especialmente voltadas à cidade de Machado. À frente da gestão do campus, nestes últimos anos, o professor Carlos Henrique Rodrigues Reinato, natural de Varginha, recebeu nesta quinta-feira, 16 de dezembro, o título de Cidadão Machadense.
As honrarias concedidas pela Câmara de Vereadores e regulamentadas pelos decretos municipais nº 440/2021 e 409/2020, respectivamente para os títulos de Cidadão Machadense e Medalha de Honra ao Mérito “Dr. Carlos Roberto de Almeida”, foram entregues, nos dias 15 e 16 de dezembro, a 30 cidadãos que prestaram serviços considerados relevantes ao município. Duas sessões solenes foram realizadas no Espaço Luara Buffet, com 15 homenageados em cada uma.
Carlos recebeu a homenagem dos vereadores Robson Oliveira Amano, Juliano Pereira Campos e os co-vereadores Márcio Swerts e Cláudio Carvalho. Durante a solenidade, ao se pronunciar, o professor agradeceu aos representantes da Câmara pelo reconhecimento. Ressaltou a importância do título para a instituição, que considera sua segunda casa. “O Instituto é a grande riqueza e o grande patrimônio da cidade de Machado. Muito obrigado pela consideração!"
Carlos se mudou para Machado em 2006. Na ocasião, assumiu o cargo de docente na então Escola Agrotécnica Federal de Machado, que só se transformou em campus do Instituto Federal do Sul de Minas em 2008. “A cidade me acolheu e fez parte da minha vida. Devo muito a Machado e ao povo machadense pela trajetória que vivi aqui. A escola e Machado se integram e se complementam… Dedico este título à nossa escola, a todos os servidores do Instituto, professores e técnicos administrativos, e principalmente aos alunos, aos nossos parceiros, sejam públicos ou privados”.
Desafios e conquistas da gestão
Mais de 100 projetos de extensão desenvolvidos pelo campus, desde 2014, já alcançaram em torno de 70 mil beneficiados. Outra importante demanda atendida foi a oferta de cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC). Cerca de 400 cursos tiveram quase 30 mil matriculados até o momento. Ao longo do ano, capacitações e projetos são promovidos com apoio dos servidores, colaboradores terceirizados, alunos da instituição e parceiros da iniciativa pública e privada para atendimento às mais variadas áreas, desde a oferta de cursinhos preparatórios, capacitações a públicos específicos, como produtores rurais, mulheres, crianças, população vulnerável e muitos outros.
Diretor-geral por dois mandatos consecutivos, Carlos finaliza sua gestão em 2022. Foi diretor de Desenvolvimento Educacional, esteve à frente de vários projetos de pesquisa e extensão e fundou o Núcleo Institucional de Ensino, Pesquisa e Extensão (NIPE), integrando as três grandes áreas da instituição. A iniciativa foi implementada, posteriormente, pelos demais campi do IF. Um dos seus projetos de pesquisa conquistou a primeira patente de invenção do IFSULDEMINAS.
Importantes obras foram construídas durante seu mandato, reformas significativas na estrutura da unidade, laboratórios e salas de aula, a nova entrada, pavimentação das ruas para acesso aos prédios, anfiteatro para mais de 400 pessoas, o espaço sociocultural e melhorias na estrutura da escola-fazenda. Diversos cursos superiores e de pós-graduação foram abertos, com destaque para o Mestrado em Alimentos, único curso stricto sensu do IFSULDEMINAS.
Outra conquista foi a ampliação das parcerias com entidades públicas e privadas. Com articulação nas duas esferas, o Campus Machado tem captado recursos extraorçamentários para investimentos e ampliação da oferta de serviços à comunidade. Mais recentemente, um caminhão para beneficiamento de café nas propriedades rurais foi entregue ao campus. Com a chegada do veículo, a instituição passa a atender um número maior de cafeicultores, de 60 a 100 produtores por safra, indo às propriedades para a prestação de serviço no local.
Carlos é técnico em Agropecuária pela antiga Escola Agrotécnica de Bambuí, engenheiro agrícola, mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos e doutor em engenharia de Alimentos, com ênfase em secagem e armazenamento de grãos, pela Universidade Federal de Lavras (UFLA).
Texto Ascom do IFSULDEMINAS - Campus Machado
Fotos Ascom e divulgação
Redes Sociais