OBMEP

Trinta e quatro estudantes do Campus Machado são classificados para a segunda fase da OBMEP

Neste ano, o IFSULDEMINAS - Campus Machado conseguiu classificar os estudantes dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio para a segunda fase da 16ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).

A primeira fase foi iniciada na sexta-feira, 30 de julho, em um encontro on-line, quando foram dadas as instruções para realização das atividades. Cada aluno pôde acessar a prova apenas uma vez e tinha 2h30min para finalizar a tentativa. Ao todo, foram 64 inscritos e chegaram à segunda etapa 34 estudantes.

De acordo com a professora de Matemática do campus, Kátia Alves Campus, os professores de Informática, Matheus Franco e Dênis Rocha, não mediram esforços para a realização da prova em formato virtual. Já os servidores Marcelo Pimentel e Cairo Campos, da área de TI, deram o suporte técnico.

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), e promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações  (MCTIC).

O público-alvo da OBMEP é composto de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental até o último ano do Ensino Médio. Em 2019, mais de 18 milhões de alunos participaram da olimpíada.

Criada em 2005 para estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área, a OBMEP tem como objetivos principais:

Estimular e promover o estudo da Matemática;

- Contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade;

- Identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em universidades, nas áreas científicas e tecnológicas;

- Incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional;

- Contribuir para a integração das escolas brasileiras com as universidades públicas, os institutos de pesquisa e com as sociedades científicas;

- Promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.

Saiba mais sobre a OBMEP!

obmep

Texto: Ascom/ IFSULDEMINAS - Campus Machado