Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Teletandem

 Projeto Teletandem 2021 é reconhecido em publicação do Ministério das Relações Exteriores

A iniciativa envolveu estudantes do Brasil e de países de língua espanhola

Capa do livroNo mês de maio, em comemoração ao Dia da Língua Portuguesa (05/05), foi lançado pela Fundação Alexandre de Gusmão, do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, o livro Panorama da contribuição do Brasil para a difusão do português, que mencionou o IFSULDEMINAS como uma das 9 instituições que promovem, por meio do Teletandem, a difusão da língua portuguesa e da cultura do Brasil.

A coordenadora do projeto e professora de português e espanhol do Campus Machado, Aline Renó, explica que o Teletandem é desenvolvido, desde 2006, na Unesp. No IFSULDEMINAS - Campus Machado, o projeto foi implantado no segundo semestre de 2020. Post 4 1“Ele surgiu da vontade de possibilitar aos nossos estudantes a continuação dos estudos e da prática do espanhol mesmo no contexto da pandemia e do isolamento social. Nele eu vi uma oportunidade de aprendizado significativo e autêntico, tanto que se transformou no tema de pesquisa do meu doutorado no Programa de Pós-graduação em Linguística da Universidade Federal de São Carlos, sob a orientação da professora Isadora Gregolin”.

Víctor Garcés é aluno mexicano e considerou a experiência “muito bacana”!! Para ele, “conhecer mais sobre a cultura Brasileira e ter a oportunidade de conhecer parceiros maravilhosos foi, sem dúvida, uma dinâmica interessante para aprender mais sobre uma língua. Adorei também as sessões de preparação com nossa professora e a satisfação de ter um intercâmbio cultural para falar sobre a riqueza de países irmãos”.

6Facundo Díaz é argentino e conheceu a estudante do IFSUDESTE – Campus Barbacena, Leiciane Martins de Paula. “O Teletandem foi uma grande oportunidade, uma linda experiência culturalmente falando na qual pude conhecer e compartilhar um pouquinho da cultura do meu país e conhecer mais sobre a cultura brasileira, mas também pude conhecer uma pessoa tão boa e tão feliz que me faltam adjetivos para descrevê-la”, contou o aluno argentino.

Para a estudante brasileira, “participar do Projeto Teletandem foi uma experiência muito enriquecedora e que nos deu a oportunidade de acreditar que, em meio a tempos difíceis, somos7 capazes de superar desafios nos dando a esperança de dias melhores. Falar deste projeto é falar de aprendizagem, cumplicidade, amizade e sobretudo perseverança e responsabilidade, pois nossos companheiros conheceram nossa cultura através daquilo que levamos a eles. A extensão do projeto a outros campi nos deu a oportunidade, não só de conhecer e fazer amigos de outra nacionalidade, mas também de outras regiões do Brasil. Estou muito grata por toda a atenção recebida no projeto e por ter feito um diferencial positivo em minha formação”.

Saiba mais sobre o projeto

O Teletandem – aprendizado colaborativo de línguas - teve a sua segunda edição nos meses de abril, maio e junho de 2021, em um total de 10 semanas, e contou com a participação de 60 estudantes (30 brasileiros, 10 argentinos, 10 mexicanos e 10 peruanos). Foram abertas vagas para estudantes de todos os institutos federais do Brasil e ao final o grupo contou com participantes do IFSULDEMINAS, IFSUDESTE DE MINAS, IFMG, IFSP, IFBA, IFPB, IFPR, IFRN e IFMA que trouxeram e compartilharam muita riqueza cultural sobre o Brasil.

Nesta edição, o IFSULDEMINAS contou novamente com as parcerias do Centro Cultural Brasil – Peru, com a professora Solange López, da Escola de Idiomas da Província de Jujuy, na Argentina, com a professora Mariana Alfaro e com a nova parceria do Centro Cultural Brasil – México, com a professora e coordenadora pedagógica, Paola Suárez. As profissionais envolvidas no projeto se dedicam ao ensino-aprendizagem de português como língua estrangeira em seus respectivos países.

WhatsApp Image 2021 06 21 at 12.42.12A proposta do Teletandem no Campus Machado é a de que, por meio de ferramentas digitais, brasileiros que estudam espanhol interajam de forma síncrona com hispanofalantes que estudam português, assim, de forma colaborativa um pode ajudar o outro a aprender e praticar os dois idiomas. Tandem é aquela bicicleta com dois lugares que precisa dos dois ciclistas pedalando juntos para seu funcionamento. Assim é o Teletandem, duas pessoas dispostas a aprender de forma colaborativa.

No Campus Machado o Teletandem é desenvolvido no âmbito da Extensão com três encontros semanais, assim, além da sessão de interação com o estrangeiro, os participantes brasileiros se reuniam outras duas vezes por semana, nas sessões de preparação/orientação, momento no qual os temas norteadores eram discutidos, revisados e as ideias eram compartilhadas entre a professora e os participantes. A segunda sessão era a de interação propriamente dita, na qual cada dupla de estudantes conversava ao longo de uma hora, metade deste tempo em espanhol e a outra metade em português. A terceira e última sessão semanal era a de mediação, que consistia em uma conversa entre o grupo brasileiro e a professora para que os estudantes pudessem dar o retorno das interações, refletir, compartilhar com seus compatriotas, fazer uma autoavaliação e se prepararem para a próxima semana.

Experiência enriquecedora para os professores

A professora Mariana Alfaro, da Escola de Idiomas da Província de Jujuy- Argentina, compartilhou sua satisfação ao participar do projeto. “O Teletandem para nós representa uma oportunidade de dar confiança extra aos alunos que se sentem capazes de se comunicar, falar e entender um falante nativo de português. Além disso, derruba barreiras e mitos como o de que brasileiros e argentinos são rivais o que não é verdade, muitas amizades foram feitas e houve uma grande troca cultural, afinal aprender uma nova língua é também aprender sobre sua cultura. Com o Teletandem percebemos que apesar das diferenças que existem entre os países existem outras tantas semelhanças como na parte cultural, no cotidiano, nas nossas lutas diárias. Cabe destacar também a importância que o Teletandem teve nesse período de quarentena e em como esse estreitamento dos laços com pessoas de outro país contribuiu para uma qualidade de vida em tempos de isolamento social.”

Para Solange López, professora do Centro Cultural Brasil – Peru: “Este ano conseguimos replicar a experiência do Teletandem do 2º semestre de 2020 que, com muito sucesso, realizamos. Os alunos do Centro Cultural Brasil – Peru puderam interagir com estudantes dos institutos federais o que possibilitou sessões síncronas enriquecedoras no processo de aprendizagem de uma segunda língua. Podemos dizer que Teletandem aproxima o uso da língua estrangeira num contexto autêntico de interação. Gratos pela experiência! ”

WhatsApp Image 2021 06 29 at 14.46.34“A experiência com o Teletandem Brasil-México significou uma oportunidade de desenvolvimento da proficiência marcada pela calidez que caracteriza os ambientes de aprendizagem colaborativa. Beneficiou tanto os alunos, 10 participantes muito empolgados, quanto a mim. A troca de aprendizagens de cunho linguístico, comunicativo e intercultural foi intensa e muito enriquecedora para ambas as partes. Num contexto ainda marcado pela quarentena, a conversa com o/a parceiro/a brasileiro/a foi, sem dúvida, uma fonte de motivação e conhecimento sobre as culturas, os costumes, as tradições e os falares dos dois países, cada vez mais próximos graças a excelentes iniciativas de aprendizagem como a que fomos convocados ”, contou a professora Paola Suárez, do Centro Cultural Brasil – México.

A mexicana Sarahí Buendía participou como aluna no projeto e contou como a oportunidade rendeu uma experiência de aproximação direta com a língua portuguesa através da cultura brasileira. “Essa forma de ensinar me encheu de curiosidade e vontade de aprender e pesquisar mais, não só sobre a língua portuguesa, mas também sobre a cultura brasileira. O acompanhamento durante o curso por um parceiro cria um vínculo afetivo e empático que o incentiva e motiva a dar o seu melhor em cada sessão, mas criando um ambiente descontraído fora do contexto dos livros didáticos, que resulta em um aprendizado mais fundamentado na realidade, sendo capaz de ver e viver as experiências pelos olhos de seu companheiro. Isso o torna uma experiência única e enriquecedora”. De acordo com a estudante, as sessões de preparação e feedback ajudaram na interação, pois foram momentos de reafirmação dos conhecimentos adquiridos e esclarecimento de dúvidas. “Adorei essa experiência e gostaria de continuar fazendo parte dela, pois sei que ainda há muito para aprender”, disse.

Além da prática dos idiomas, o aluno argentino Marcelo Copa enxergou no projeto a possibilidade de firmar “uma amizade que transcende a comunicação por telas ou qualquer outra tecnologia. É uma conexão de almas, conexão de corações de pessoas que podem estar em qualquer parte do mundo. ”

Para a maioria dos participantes, a experiência foi inovadora e única. A brasileira Rebeca Domingos Rosa, do IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas viu o “Teletandem” como um projeto muito importante na sua vida, “pois me proporcionou uma experiência única de colocar meu espanhol em prática e conhecer mais da cultura Argentina. Fiz amizades e conheci mais do meu próprio país. Foram momentos muito incríveis para mim, uma oportunidade sem igual”.

Para a estudante Maria José Leandro, do IFPB - Campus João Pessoa, “o 'Teletandem' foi um projeto que reativou minhas forças pela língua espanhola e portuguesa. Além disso, me fez ter um novo olhar para as minhas práticas como docente e discente na sala de aula, me proporcionando a ideia de futuramente dar aula de português para estrangeiros. Tudo isso foi possível, porque as professoras que organizaram o projeto trabalharam com muita garra, dedicação e carinho. Eternamente agradecida às professoras por me conduzirem à criticidade desse novo olhar”.

“O Teletandem foi e sempre será uma experiência inesquecível onde não só pratiquei meu português, como também, ganhei uma amiga e aprendi mais da riqueza da cultura brasileira. Estou muito contente pela oportunidade e a entrega das professoras que fizeram possível esta troca maravilhosa”, destacou a aluna peruana Cindy Cosme.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página