Publicação de Livro
Professora do Campus Machado publica livros sobre Educação para a comunidade surda
Clique aqui para acessar a obra!
Link para pedido de livro impresso
A professora do IFSULDEMINAS - Campus Machado, Camila de Araújo Cabral, doutoranda em Educação e mestra em Educação Científica e Matemática, participou recentemente da publicação de livros sobre educação para a comunidade surda. A professora é pedagoga e atua com a Língua Brasileira de Sinais (Libras) no Campus Machado.
No dia 20 de abril, foi publicado o II volume da coletânea “Educação, Docência e Saberes" - Instituições, História, Memória e Experiência. A obra foi produzida de forma colaborativa, interinstitucional e intercampi. Além da professora Camila, envolveu também o professor Welisson Michael Silva, do IFSULDEMINAS - Campus Passos, e a pedagoga Patrícia Iracema Dias Rodrigues, do IF Sudeste MG - Campus Rio Pomba.
A primeira obra da coletânea publicada pela professora foi “Pesquisas Atuais sobre a Educação dos Surdos – Avanços e Possibilidades”. Lançado no dia 20 de março, o livro teve autoria também do professor Adriano Gianotto, primeiro e único doutor surdo do estado de MS. A obra com 16 capítulos teve autores de diversas regiões do País, inclusive pesquisadores surdos, considerados como referência em Minas Gerais e no Brasil, como a Dra. Flaviane Reis. Cada capítulo trata de um assunto diferente, pertinente à temática Inclusão de surdos. Trata-se de uma compilação das pesquisas mais recentes sobre essa área que estão sendo realizadas ou foram realizadas no último ano.
“Reunimos pesquisadores de diversas regiões para divulgar o processo e resultados de pesquisas extremamente ricas e que, infelizmente, muitas vezes, ficam restritas ao meio acadêmico. Entre eles, o segundo capítulo, intitulado ‘CURRÍCULO DE LIBRAS: uma reflexão sobre multiculturalismo e inventividade’”, conta a professora. “O resultado foi emocionante!”.
Sinopse
O que os organizadores pretenderam ao intitular a obra como “Pesquisas atuais sobre a Educação de Surdos – Avanços e possibilidades”? A justificativa considera que há a necessidade especial de compreender a realidade atual da Educação de surdos, a qual acompanha os desafios, retrocessos e avanços da Educação geral no País. A obra desperta curiosidade e se torna um convite ao leitor para problematizar e refletir sobre as várias facetas da vivência da pessoa surda na sociedade, ultrapassando os muros da escola e do ensino formal, bem como demonstrando as possibilidades reais do protagonismo surdo, seus avanços e suas possibilidades.
Todas as discussões científicas apresentadas nos capítulos deste livro dialogam num campo epistemológico de compreensão crítica, em que a Educação formal e informal, independentemente do nível, deve ser pensada e repensada para a transformação da vivência da pessoa surda na sociedade, convertendo assim, quem sabe, os discursos e teorias em práticas inclusivas. Logo, a leitura deste livro deve instigar o olhar do leitor acerca dos avanços e possibilidades em relação à Educação de Surdos, contribuindo para uma melhor compreensão do campo educacional atual.
Texto: Ascom/ iFSULDEMINAS -Campus Machado com informações da professora Camila de Araújo Sobral
Redes Sociais