Página inicial > Notícias - Extensão > II Seminário de Avicultura

II Seminário de Avicultura

II Seminário de Avicultura do Campus Machado atualiza estudantes sobre os desafios da área

cabc8537 94b0 4f21 8c6d 58e1c69c6d8dCom o objetivo de disseminar novos conhecimentos aos estudantes, atualizá-los sobre os temas pertinentes à avicultura, divulgar o Núcleo de Estudos e Pesquisa Avícola (Nepea) e o setor de produção da área foi realizada na última terça-feira, 26 de novembro, a segunda edição do Seminário de Avicultura do Campus Machado. O Núcleo de Estudos e a empresa Júnior do curso de Zootecnia, ACZ Jr., estiveram à frente do evento.

A programação do Seminário contou com diversas palestras. “A importância do controle interno na avicultura de postura” foi a palestra ministrado por Ezequiel Souza Pereira, gerente da Granja Paineiras; “Estratégias nutricionais para redução de excreção de nitrogênio”, foi ministrada por Tailson José Araújo Rodrigues, estudante de Zootecnia e integrante do Nepea; “Nutrição in ovo”, proferida por Alexandre Vinhas, egresso do campus, mestrando da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Ao final, uma mesa-redonda reuniu os palestrantes para debaterem os temas.

Lucas Aparecido Alves Pompeu, estudante do 8° período de Zootecnia, acha importante abordar o tema. Segundo explicou, geralmente, as atividades na região são focadas em gado de produção leiteira. “Gostei! Além da organização do evento, a palestra sobre “A importância do controle interno na avicultura de postura” trouxe um produtor rural que falou sobre a realidade da produção. Acredito que isso agrega muito a nossa formação, nos preparando para o mercado de trabalho”, comentou.

Para o estudante Lucas Gabriel Batista Pereira, estudante do 6º período de Zootecnia, o diferencial do seminário é que a organização sempre coloca um dos alunos do grupo como palestrante. “Isso é fundamental na formação acadêmica e serve de espelho aos demais estudantes”, comentou. Também considerou importante a integração dos alunos com o conhecimento técnico e com as empresas.

“A palestra mais interessante foi a primeira, na qual o palestrante, egresso e ex-integrante do Nepea, abordou "Nutrição in ovo", que além de ser algo relativamente novo na avicultura é bem promissor e, sem dúvidas, um evento desse agrega conhecimentos de diversas formas, desde acadêmica até pessoal”.