Metodologias de Aprendizagem
Licenciandos de Ciências Biológicas participam de minicursos sobre Metodologias Ativas de Aprendizagem com inovações tecnológicas
Nos dias 02 e 09 de outubro, dois minicursos sobre metodologias ativas de aprendizagem foram realizados para os alunos do 4º período do curso Licenciatura em Ciências Biológicas. A iniciativa deu continuidade às ações promovidas durante o Simpósio Educacional, realizado em maio deste ano, para mais de 400 professores da região.
Para o professor Alexandre da Fonseca, a ação buscou consolidar a reflexão de que as metodologias de aprendizagem tem se modificado ao longo dos anos, seja por meio de técnicas de ensino mais atualizadas ou pela adoção da tecnologia, o que exige mais dinamismo e interação. “As aulas dinâmicas não devem ser consideradas opcionais, mas devem ser entendidas como uma efetiva via de conhecimento”, explicou.
O curso de Licenciatura em Ciências Biológicas prepara os estudantes para a docência e para para lidar com uma geração conectada ao digital. Assim, as novas metodologias contribuem com a formação dos futuros professores e dão condições para superar os desafios da sala de aula.
Ainda segundo o professor, aulas mais dinâmicas atraem a atenção do aluno, potencializam a socialização e aperfeiçoam o aprendizado. “Ficar sentado horas a fio, copiando o conteúdo do quadro está longe de ser um objetivo dos estudantes, inclusive, apresentar conteúdos por meio de aulas monótonas pode ser um grave entrave à educação”, disse.
Os minicursos oferecidos abordaram as ferramentas Wooclap, kahoot, Computador Interativo com Lousa Eletrônica (PC-3500i) e ebeam projectiam - “Bumerangue”, nas Interatividades da sala de aula.
Texto: Ascom/ IFSULDEMINAS - Campus Machado com informações do professor Alexandre Fonseca
Fotos: Divulgação
Redes Sociais