Ações: Setembro Amarelo
Ciclo de palestras marcam ações da campanha Setembro Amarelo no Campus Machado
Desde 2015, no Brasil, muitas instituições tem buscado formas variadas de abordar a importância de conversar sobre o suicídio. Ao longo do mês, no IFSULDEMINAS - Campus Machado, o tema também foi levado a alunos e servidores por meio de um ciclo de palestras promovido pela Comissão de Qualidade de Vida do campus e pela Coordenadoria de Assistência ao Educando.
De acordo com os dados da Organização Mundial de Saúde, o suicídio é a terceira principal causa de morte entre adolescentes de 15 a 19 anos. Ainda segundo o órgão, as consequências de não abordar as condições de saúde mental dos adolescentes se estendem à idade adulta, prejudicando a saúde física e mental e limitando futuras oportunidades.
As palestras ocorreram nos dias 12, 16 e 19 de setembro em horários alternados, respectivamente às 13h, 15h30 e 19h, para oportunizar a participação de todos os alunos e também de todos os servidores da instituição. A primeira palestra da rodada foi ministrada pelo psicólogo do campus, Fabrício Aparecido Bueno, que tratou sobre "A questão do sofrimento psicólogico na contemporaneidade: como isso nos implica?.
Fabrício explicou que o problema do suicídio é mais complexo e multifatorial. "O problema não vem só da família, vem de uma série de lugares. Se fosse assim, todas as pessoas que tivesse uma família com alguns problemas se suicidaria. Não é uma questão simples de responder, não vou trazer uma resposta sobre o que vai causar o suicídio, mas podemos explorar alguns indícios". Ele explicou que as taxas de sucídio sempre aumentam diante de mudanças sociais desestabilizadoras, como desemprego, crises financeiras, rupturas da ordem democrática, aumento da violência, crescimento da desigualdade social, dentre outras.
A segunda palestra "Como compreender e ajudar pessoas" foi ministrada pela Dra. Lara Cristina Silva Programa Viver mais Leve no dia 16 de setembro e a última palestra abordou o Centro de Valorização da Vida (CVV) e foi proferida pelo Dr. Fábio Antônio Colombo, por Jacó de Carvalho e Inácio Lopes de Souza.
"A recepção do público superou muito as nossas expectativas. Tivemos um bom volume de público em todas as palestras e foi interessante também o retorno que tivemos dos participantes. Foi possível constatar o quanto a reflexão sobre a problemática do sofrimento mental desperta o interesse da comunidade, talvez pela atualidade do tema dentro da nossa sociedade, mas também por um anseio de buscar por alternativas para melhor lidar com esse fenômeno", comentou o psicólogo.
Texto e Fotos: Ascom / IFSULDEMINAS - Campus Machado
Palestra: " A questão do sofrimento psicólogico na contemporaneidade: como isso nos implica?"
Palestra: "Como compreender e ajudar pessoas"
Palestra: "Centro de valorização da Vida - CVV e a prevenção ao suicídio"
Redes Sociais