Mostra de Avicultura
I Mostra de Avicultura do IFSULDEMINAS – Campus Machado leva informação a população machadense.
Com o objetivo de levar conhecimento técnico para a população da forma mais simples possível, na tarde desta quarta, 12/12, o campus Machado promoveu sua 1ª Mostra de Avicultura, na Praça Antônio Carlos. O encontro contou com a exposição de banners explicativos sobre temas referentes a avicultura em geral. A atividade foi promovida pelo Núcleo de Estudos e Pesquisa Avícola, NEPEA, sob coordenação do professor Alexandre Tavares e apoio da professora Mara de Souza.
Alexandre explicou que o grande problema sobre o assunto é a falta de conhecimento técnico e os mitos relacionados a presença de hormônios nos frangos e sobre o mal causado pelo ovo. Segundo ele, "os frangos crescem devido a alimentação, visto que as rações melhoram cada vez mais. Os animais tem conforto e um ambiente controlado para poderem se desenvolver, bem como, há o fator genético envolvido. Esses são os pilares da zootecnia: boa genética, nutrição e manejo. Em relação aos ovos, há o mito que o mesmo faz mal a saúde pelo colesterol. Na verdade, ele traz mais benefícios do que malefícios. É o alimento mais completo que existe na natureza".
Para o estudante em técnico em agropecuária e integrante do NEPEA, Gabriel Miranda, a feira ajuda a quebrar o preconceito que as pessoas tem sobre a introdução de hormônios nas aves. "Temos a oportunidade de ampliar a visão do público sobre os temas discutidos".
Já Michele Pereira, discente de zootecnia, acredita que o conhecimento promovido gera um aumento no mercado consumidor. "As pessoas são o destino final da nossa produção. Houve muitas mudanças na avicultura e algumas delas acham que o processo é feito como antigamente. Por isso, a importância de levar o tema a população".
Texto e fotos: Jacssane Andrade
Revisão: Camilo Barbosa
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Redes Sociais