Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias - Extensão > Audiências Públicas - PDI
Início do conteúdo da página

Audiências Públicas - PDI

Campus Machado participa de audiência pública para debater o Plano de Desenvolvimento Institucional.

Servidores assistindo a palestraPara apresentar a versão preliminar do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) para os próximos cinco anos (2019-2023), a equipe de gestão da Reitoria esteve nesta quarta-feira, 31/10, no Campus Machado. O momento foi de debater as propostas e sanar possíveis dúvidas da comunidade sobre o principal documento de planejamento da instituição.

Carlos Henrique Rodrigues Reinato, diretor-geral do Campus, recebeu a equipe e ressaltou a importância de discutir esse instrumento de gestão, passando a palavra ao pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, professor Flávio Calheiros, que explicou sobre o procedimentos adotados na elaboração do documento. “O PDI está sendo construído de forma democrática, com ampla participação da comunidade. É um trabalho que envolve toda a instituição, feito a muitas mãos”.

Flávio falou sobre as principais características do documento e seu embasamento legal. Ele também apresentou uma síntese de sua estrutura, explicando os conteúdos de cada capítulo. “Não se trata de um mero documento que atenda à orientação legal, mas de um planejamento que orientará os rumos da instituição pelos próximos cinco anos”. Também ressaltou que a proposta foi a elaboração de um planejamento macro, o que exigirá de cada setor um planejamento tático para alcançar as metas propostas.

Após sua explanação, o pró-reitor abriu espaço para perguntas. O professor Sérgio Pedini questionou sobre o momento de elaboração do documento que antecede mudanças importantes, como a transição da presidência da República. “Como fica legalmente o documento nesse contexto?”, quis saber.

Pró Reitor e Diretor do Campus Machado Flávio reconheceu que fazer um planejamento complexo como o PDI em um momento como esse é um desafio e tanto, mas que são orientações legais e que devem ser cumpridas para que não haja prejuízo nas avaliações da instituição. Para Gabriel Maduro, diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação, o documento tem como finalidade garantir a governança da instituição e a versão preliminar está atrelada a esse propósito.

A equipe esclareceu que o documento não é um instrumento fechado. Gustavo Fialho, coordenador de Planejamento, esclareceu que haverá uma avaliação anual com revisões do material, e que as questões operacionais serão contempladas com o os planos táticos setoriais. “Um exemplo prático dessa estruturação é a meta candidato/vaga. Cada campus responsável fará o planejamento tático para alcançá-la. Caso todas as ações sejam promovidas e não alcancem o resultado desejado, poderá haver justificativa. Não faz sentido manter uma meta que for inviável devido a alguma alteração de lei, por exemplo. Por isso, a importância de não ser um documento fechado”.

O diretor-geral do campus parabenizou a todos que se envolveram na elaboração do PDI, ressaltando que a elaboração do último plano teve uma perspectiva totalmente diferente de agora. A agenda de audiências seguirá ainda nos campi de Pouso Alegre, Muzambinho e Passos. Após todas as consultas, a equipe deve avaliar as alterações sugeridas para a finalização.


Saiba mais sobre o PDI: https://portal.ifsuldeminas.edu.br/index.php/ultimas-noticias-ifsuldeminas/78-noticias-da-prodi/2402-audiencias-publicas-pdi


Texto: Érika Vilela/Ascom Reitoria

Fotos: Ascom Machado

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

registrado em:
Fim do conteúdo da página