Apoio à pesquisa
IFSULDEMINAS seleciona projetos voltados à pesquisa, pós-graduação e inovação
Estão abertas as inscrições para envio de projetos voltados à pesquisa, pós-graduação e inovação que contribuam para o desenvolvimento sustentável e inovador. As atividades dos projetos deverão ocorrer num período de até 12 meses, serem elaboradas e executadas, obrigatoriamente, por servidores do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) com o envolvimento obrigatório de alunos de cursos de qualquer nível e modalidade.
O orçamento para financiamento do edital será da ordem de R$ 100.000,00, definidos na programação orçamentária e financeira da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação. Cada proposta poderá ser contemplada com até R$ 8.000,00, destinados para custeio, incluindo os valores destinados às bolsas.
Inscrição
O cadastro e a submissão dos projetos deverão ser feitos até o dia 28 de outubro, por meio do Sistema de Projetos de Pesquisa e Extensão (GPPEx), de acordo com o modelo em anexo que se encontra no fim do edital. Serão admitidas inscrições de até duas propostas por pesquisador. Os projetos deverão ser voltados, preferencialmente, para a inovação e o desenvolvimento sustentável da região onde o IFSULDEMINAS está inserido e demais localidades de abrangência do projeto.
Documentos para a inscrição
Os documentos exigidos deverão ser anexados ao GPPEX em uma pasta compactada conforme indicado abaixo:
- Proposta de projeto de pesquisa, pós-graduação e inovação (Anexo I) contendo o plano de trabalho (Anexo III).
- Planilha orçamentária (Anexo II);
- Carta de anuência assinada pelo Diretor-Geral do Campus (Anexo IV);
- Atestado do NIPE ou GEAPE (Anexo V);
- Declaração de parceria com o setor empresarial em caso de projeto de inovação, quando houver (Anexo VI);
- Cópia do histórico escolar do aluno emitido pelo IFSULDEMINAS com carimbo da secretaria;
- Comprovante do currículo Lattes atualizado do coordenador do projeto e do bolsista.
- Avaliação das unidades/setores de TIC nos campi. A avaliação dos Comitês e Comissões (Ética em Pesquisa – CEP ou Ética no Uso de Animais – CEUA), quando for o caso.
Seleção
A análise e o julgamento das propostas serão realizados em duas etapas:
- Primeira etapa eliminatória: a proposta será avaliada pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação e consistirá na análise do cumprimento dos requisitos estabelecidos no edital, para a participação do proponente;
- Segunda etapa classificatória: será em relação às propostas de projetos e serão avaliadas pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação e/ou comissão indicada, seguindo aos critérios do anexo IX do edital.
O número de propostas a serem atendidas será de acordo com o limite orçamentário do edital, obedecendo à ordem de classificação, podendo sofrer alterações de acordo com a disponibilidade orçamentária. Será reservado 20% do orçamento para contemplar os projetos de Inovação do Polo EMBRAPII. Cada projeto poderá apresentar somente a solicitação de um bolsista para uma das modalidades, a título de incentivo à participação de estudantes em ações direcionadas às práticas de desenvolvimento científico, tecnológico sustentável e inovador, que contribuam para o processo de ensino-aprendizagem, pesquisa, pós-graduação e inovação. A carga horária e valores das bolsas de Iniciação Científica deverão ser:
- Nível superior: valor de R$ 400,00 mensais referentes a 20 horas de atividades semanais.
- Nível subsequente: valor de R$ 200,00 mensais referentes a 08 horas de atividades semanais.
- Nível técnico integrado: valor de R$ 100,00 mensais referentes a 08 horas de atividades semanais
A bolsa do estudante será fornecida mensalmente, por um período de até 12 meses para os níveis superior, subsequente e técnico integrado, gerenciada pelos Núcleos Institucionais de Pesquisa e Extensão (NIPE) ou Grupos de Estudos e Análise de Projetos Educacionais (GEAPE) dos campi, por meio de depósito realizado diretamente na conta-corrente do estudante bolsista, indicado pelo proponente/orientador na submissão do projeto.
Requisitos
Quanto ao proponente/orientador
- Ser servidor efetivo do IFSULDEMINAS;
- Possuir Currículo Lattes atualizado até a data de encerramento das inscrições do edital;
- O proponente deve ter formação e/ou experiências relacionadas à natureza temática do projeto;
- Não possuir pendências de qualquer natureza (relatórios, prestação de contas, cartão pesquisador, entre outros) junto a Agências de Fomento externo ou e/ou com o NIPE/GEAPE e/ou PPPI do IFSULDEMINAS;
- Disponibilizar pelo menos 4 (quatro) horas por semana para a execução do projeto e para a orientação do bolsista; e
- Participar, quando convocado, do Comitê Local de Avaliação. Exceções feitas aos casos com justificativa por escrito e aceitas pelo NIPE do IFSULDEMINAS onde o servidor estiver lotado.
Quanto ao aluno
- Estar regularmente matriculado no IFSULDEMINAS e não ser concluinte do curso durante o período de vigência da bolsa;
- Possuir Currículo Lattes atualizado até a data de encerramento das inscrições do edital;
- Não acumular bolsas, nem ter vínculo empregatício de qualquer natureza, inclusive estágio não obrigatório remunerado. O recebimento de auxílios (assistência estudantil – alimentação, moradia, transporte) não impede o recebimento de bolsa de Iniciação Científica ou Tecnológica;
- Ter destacado desempenho escolar; e
- Ter disponibilidade para desenvolver as atividades do plano de trabalho proposto, sob orientação do Professor Orientador.
(Confira as listas completas dos requisitos no Edital)
O bolsista e o coordenador do projeto são obrigados a apresentarem dois relatórios, um parcial e outro final. O primeiro, após os seis primeiros meses da bolsa e o segundo, até um mês após o término da bolsa, sob pena de ter a sua bolsa substituída e/ou ter que devolver os recursos recebidos ao IFSULDEMINAS. É obrigatória a participação do bolsista na Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS. Os bolsistas apresentarão seus trabalhos conforme determinação da Comissão Organizadora.
Cronograma
Inscrição | até 28 de outubro de 2018 |
Divulgação das propostas inscritas | a partir de 29 de outubro de 2018 |
Divulgação das propostas aprovadas | a partir de 06 de novembro de 2018 |
Recurso quanto a aprovação | 24 horas após a divulgação |
Divulgação do resultado final | a partir de 09 de novembro de 2018 |
Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS
09/10/2018
Redes Sociais