Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Profissionalização
Início do conteúdo da página

Profissionalização

Capacita em Rede busca atender escassez do Mercado

Reunião com a pastoral da Paróquia Santo Antônio, em Várzea Grande/MTFormar profissionais para atender às demandas do mundo do trabalho é um dos propósitos do Capacita em Rede. Os cursos são escolhidos pelas comunidades, de acordo com a realidade do local. Dessa forma, o objetivo é que os estudantes estejam preparados para trabalhar logo após concluírem a capacitação.

Serão ofertados quase 30 cursos, os quais irão buscar atender à escassez do mercado. Pedreiro, Eletricista e Pintor são algumas formações oferecidas. De acordo com matéria publicada no jornal O Tempo, no final de 2023, “A construção civil enfrenta o risco de um apagão nos próximos dois anos por falta de mão de obra qualificada. O setor, que em 2010 tinha 3,2 milhões de empregados diretos no país e mais de 10 milhões em toda a cadeia, hoje conta com 2,7 milhões de trabalhadores em um momento de alta demanda imobiliária”.

Já uma matéria publicada pelo portal Extra, do grupo Globo, em julho de 2022, entre os principais setores com falta de mão de obra estão o de restaurantes, construção civil, indústria, logística e operações e tecnologia. Outros cursos que o Capacita em Rede irá ofertar incluem o de Produção de Alimentos Doces e Salgados, Assistente de Logística, Informática, Montador e Reparador de Computadores, entre outros.

Padre Magno Marciete do Nascimento Oliveira, da cidade de Imperatriz, no Maranhão, comentou a oportunidade de alocação profissional que os cursos trarão, “O curso de capacitação tem para nossa paróquia a importância de trazer o conhecimento profissional e inclusivo. Para as pessoas que participam será uma oportunidade de integração, de vivências novas, de estímulo que favorece a autoestima e, claro, de inserção no mundo do trabalho”.

Fim do conteúdo da página