Página inicial > Contato Servidores > Cursos > Projeto Pedagógico - Educação Inclusiva - EAD

Projeto Pedagógico - Educação Inclusiva - EAD

Venha conhecer o

PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA!

Este curso vem sendo trabalhado desde janeiro de 2021 através da iniciativa da professor Camila de Araujo Cabral em parceria com a equipe pedagógica e docente do IFSULDEMINAS - Campus Machado. O projeto avançou e ganhou forma sendo aprovado em 22/07/2021 pela Resolução 145/2021, que dispõe sobre a aprovação "ad referendum" da criação do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Inclusiva - IFSULDEMINAS  - Campus Machado.

_________________________________________________________________________________________________________________________

1) Sobre o curso

Veja detalhes em "Apresentação"

2) Disciplinas

As disciplinas do Curso de Educação Inclusiva estão divididas em dois módulos conforme a tabela a seguir:

EIXOS Módulo Disciplina

Carga

Horária

Núcleo

Fundamental

1 Ambientação ao Moodle 10
1 Fundamentos e políticas da Educação Especial e Inclusiva 40
TOTAL DO MÓDULO I 50

Núcleo

Específico

2 Contextualização e conceitos das deficiências, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades e transtornos funcionais específicos

2 Metodologia de pesquisa na Educação Inclusiva  40
2 Dificuldades de aprendizagem e avaliação da aprendizagem na Educação Inclusiva 40
2 Tecnologia assistivas 40
2 Introdução aos estudos da Língua Brasileira de Sinais, Sistema Braille e Audiodescrição 60
TOTAL DO MÓDULO II 230

Núcleo de

Teoria e

Práxis da

3 Currículo escolar na perspectiva da Educação Inclusiva 40
3 Práticas pedagógicas na perspectiva da Educação Inclusiva 40
TOTAL DO MÓDULO III 80
TOTAL DE HORAS DAS DISCIPLINAS 360
Trabalho de Conclusão de Curso 20
TOTAL DE HORAS DO CURSO 380

Cada disciplina ocorrerá individualmente com conteúdo previsto para duração de uma semana para cada 10 horas de carga horária. Assim o cronograma do curso e o detalhamento dos docentes por disciplina está desenhado da seguinte forma:

Sequência

Carga
Horária

Plano de ensino Entrega dos materiais e atividades

Previsão do início da disciplina

Término da disciplina

Ambientação ao Moodle

Letícia G. de M. Amaral

27/09 04/10

19/10/2021

03/11

Fundamentos e políticas da Educação Especial e Inclusiva

Gisele Fernandes Loures

12/10 19/10

03/11/2021

02/12

Contextualização e conceitos das deficiências, transtornos

globais de desenvolvimento e altas habilidades e transtornos

funcionais específicos

Camila de A. Cabral

02/01 09/01

24/01

01/03

Dificuldades de aprendizagem e avaliação da aprendizagem

na Educação Inclusiva

2 4 40 Fábio Brazier 06/02 13/02 08/03 06/04

Currículo escolar na perspectiva da Educação Inclusiva

Gisele Fernandes Loures

06/03 13/03

05/04

04/05

Metodologia de pesquisa na Educação Inclusiva

Letícia G. de M. Amaral

06/03 13/03

05/04

04/05

Práticas pedagógicas na perspectiva da Educação Inclusiva

Maria Lúcia de Queiroz Guimarães

11/04 18/04

03/05

01/06
Tecnologias assistivas 2 6 40 Matheus Eloy / Camila de A. Cabral 11/04 18/04 03/05 01/06

Camila de A. Cabral

09/05 16/05

31/05

13/07

**Essa disciplina foi prejudicada por uma falha generalizada nos sistemas do IFSULDEMINAS na semana do dia 12/10. Por esta razão seu início permanece o mesmo mas a duração que seria de uma semana se estendeu para 3 semanas no total.

Os materiais serão disponibilizados na plataforma Moodle às terças-feiras. A ocorrência de encontros síncronos (ao vivo) está à critério de cada docente, mas o conteúdo da disciplina sempre estará disponível para os alunos no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem).

DÚVIDAS FREQUENTES:

- As aulas serão ao vivo ou gravadas?
  • Resposta: Todos os materias das disciplinas serão disponibilizados no AVA (ambiente virtual de aprendizagem), mas cada docente tem autonomia para realizar aulas ao vivo na sua disciplina se achar válido para a qualidade didática do aprendizado;
- Quais dias da semana terei que comparecer às aulas?
  • Resposta: Como o nosso curso é integralmente à distância o próprio estudante poderá se organizar quanto ao andamento das aulas.
- Como acesso o ambiente virtual de aprendizagem?
  • Resposta: Vá à página "Apresentação" que todo o passo a passo está disponível por ali!
- O curso é gratuito?
  • Resposta: Sim! Essa é uma das vantagens do IFSULDEMINAS: ensino gratuito e de qualidade!
- O curso é 100% EaD?
  • Resposta: SIM! Nosso projeto pedagógico de curso já foi formulado durante a pandemia para garantir a segurança de nossos cursistas...