Página inicial > Redes sem fio > NTI > Como acessar o perfil de rede eduroam
Última atualização em Sexta, 18 de Fevereiro de 2022, 11h38

Usando o eduroam a partir de um celular ou tablet

Antes de iniciar a instalação no seu dispositivo, ative a localização e habilite os dados móveis ou se conecte a outra rede sem fio.

1. Acesse a loja de aplicativos do seu dispositivo, Play Store (Android) ou Apple Store (iOS). No exemplo a seguir, será demonstrada a instalação em um dispositivo Android.

2. Faça a busca e localize o aplicativo Eduroam CAT (para Android) ou getEduroam (para iOS), em seguida clique em Instalar.

eduroam install step02 01eduroam install step02 02

3. Após a instalação, abra o Eduroam CAT e permita que o aplicativo acesse a localização do dispositivo.

eduroam install step03 01eduroam install step03 02

4. A seguir, em Configurações Próximas, habilite a Pesquisa Manual. No campo Pesquisa Manual digite: ifsuldeminas e clique em Pesquisa.

eduroam install step04 01eduroam install step04 02

5. Após localizar o IFSULDEMINAS, clique sobre o nome e em seguida Permitir, dando ao aplicativo Eduroam CAT a permissão de acessar seu dispositivo.

eduroam install step05 01

6. Na tela Resumo do Ficheiro de Configuração, clique em Instalar e confirme a instalação do perfil.

eduroam install step06 01

7. Na aba INSTALAR, preencha os dados solicitados e clique em Instalar.

Nome de Usuário: número do seu CPF, sem pontos e traços, seguido de @ifsuldeminas.edu.br (ex.:Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)
Senha: sua senha do SUAP

eduroam install step07 01

8. Perfil instalado!. Agora sua conexão já foi estabelecida com a rede Eduroam.

Usando o eduroam a partir de um computador ou notebook

Para realizar esta configuração, você precisa estar conectado à Internet.

1. Acesse o site do CAT Eduroam: https://cat.eduroam.org

2. Para efetuar o download do instalador clique em Clique aqui para descarregar o seu instalador Eduroam.

eduroam install step02 01

3. Na caixa de pesquisa, digite IFSULDEMINAS. Em seguida, escolha a Organização IFSULDEMINAS – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais.

eduroam install step03 01

4. Faça o download do instalador Eduroam. O próprio site irá detectar a versão do seu sistema operacional. No exemplo, está sendo utilizado um computador com o Windows 10.
O instalador do Eduroam é um arquivo executável (*.EXE).

eduroam install step04 01

5. Caso o site não reconheça a versão do seu sistema operacional, acesse a opção Escolha outro instalador para descarregar e selecione o sistema operacional correspondente.

eduroam install step05 01

6. Após realizar o download, execute o instalador.

eduroam install step06 01

7. Nas próximas telas, siga as instruções abaixo.

eduroam install step07 01eduroam install step07 02

8. Após concluir o download, acesse as redes sem fio disponíveis e selecione Eduroam. Para se autenticar utilize as credenciais:
Senha: sua senha do SUAP

eduroam install step08 01

Por que usar o Eduroam? Com o Eduroam, você se conecta à rede Wi-Fi da sua instituição de ensino e pesquisa ou de qualquer localidade do mundo, desde que haja pontos de acesso Eduroam disponíveis. Uma vez realizadas as configurações, basta ativar o Wi-Fi do seu celular ou tablet para se conectar à rede sem fio de forma automática. Assim, não é necessário solicitar contas temporárias ou realizar qualquer outro procedimento com o apoio de um suporte local. É só ativar o dispositivo e ficar online.