Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Portal do Aluno > Notícias > Visita técnica - IPBEJA
Início do conteúdo da página

Visita técnica - IPBEJA

IFSULDEMINAS - Campus Machado recebe representante do Instituto Politécnico de Beja

DSC 0945Na última quinta-feira, 01 de setembro, o IFSULDEMINAS - Campus Machado recebeu a visita técnica da professora Flávia Matias Oliveira de Silva, do Instituto Politécnico de Beja (IPBEJA), em Portugal, que possui acordo de cooperação para intercâmbio de alunos.  Durante a visita, a convidada pôde conhecer laboratórios, setores produtivos e se reunir com professores da área de Alimentos para futuras parcerias e projetos.

No início da manhã, a diretora geral, professora Aline Manke, recepcionou a convidada junto ao coordenador de Relações Internacionais do IFSULDEMINAS, Rafael Tenório e a servidora Ana Paula Vilella. Também acompanharam a visita, a diretora de Ensino, Fabiana Lúcio; o coordenador do curso superior em Alimentos, professor Júlio César de Carvalho; o professor Alex Uzeda Magalhães; a professora Brígida Monteiro e o coordenador do curso Técnico em Alimentos, professor Wanderley Almeida.

20220901 150231De acordo com o professor Júlio César, a conversa trouxe a possibilidade de articulação do Mestrado em cotutoria com o IP - Beja e orientadores de Portugal e do IFSULDEMINAS. Além disso, também foi discutida a ampliação do intercâmbio para alunos e professores dos Institutos, e até a possibilidade de estágios para o curso técnico.   

O estudante Luiz Guilherme Malaquias, do curso de Ciência e Tecnologia de Alimentos, também acompanhou a visita da professora, que foi sua orientadora durante o intercâmbio realizado entre os meses de setembro de 2021 e junho de 2022, na instituição portuguesa.  “A professora me orientou por um ano letivo como analista de físico-química no Laboratório de Análise Cromatográficas (LAC), no Departamento de Ciências e Tecnologias Aplicadas do IPBEJA. Atrelado a isso, ela me convidou a fazer parte da linha de pesquisa com a temática em Remoção de fármacos em águas residuais (Identificação e quantificação), o qual resultou no meu projeto de pesquisa: Quantificação de fármacos (Cafeína e Ibuprofeno) a partir de HPLC-Ms em análise de águas residuais”. De acordo com o aluno, o trabalho foi desenvolvido durante todo o período de intercâmbio.

Além do programa de mobilidade acadêmica com o Instituto Politécnico de Beja, em 2021, o IFSULDEMINAS firmou parceria para o programa de Dupla Diplomação, com a oferta de vagas para estudantes de Engenharia Agronômica (EAG) do IFSULDEMINAS no programa de Mestrado em Agroecologia no IPB; além da vinda de alunos da área do IPB para cursar o bacharelado em EAG no IF. 

 

Texto e Fotos: Ascom/ IFSULDEMINAS - Campus Machado

 

 

 

registrado em:
Últimas notícias

 

 

 

Tecnologias sustentáveis são destaque para estudantes do Campus Machado na Feira Super Agro Na...

Estudante de Sistemas de Informação compartilha experiências do evento “Campus...

Núcleo de Apoio Fiscal (NAF) oferece atendimento na Praça de Machado Nesta quinta-feira, dia 04 de...

Fim do conteúdo da página