Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Portal do Aluno > Notícias > Palestra LBTQIA+
Início do conteúdo da página

Palestra LBTQIA+

Palestra discute saúde, inclusão e exclusão da população LGBTQIA+

DSC 0742Na sexta-feira, 10 de junho, alunos do IFSULDEMINAS - Campus Machado se reuniram no Espaço Sociocultural para participarem de um evento que abordou questões sobre saúde e perspectivas sociais para a população LGBTQIA+. 

Anderson Alves Teixeira, egresso do campus, membro do Coletivo da Diversidade Luiz Carlos da Carola e popularmente conhecido como LUCACA, ministrou uma palestra sobre identidade de gênero e levou orientações sobre sobre saúde. O coletivo é uma organização não governamental (ONG) que tem como objetivo, dentre outros, promover o planejamento de ações voltadas à saúde e bem-estar da comunidade LGBTQIA+ em Machado.

DSC 0737O palestrante abordou tópicos como a utilização do nome social, que se refere à autoidentificação da pessoa. Outro ponto foi o ciclo da exclusão do público LGBTQIA+, que tem como ponto de partida, quase sempre, a família e resulta em violência, contrapondo-se ao ciclo da inclusão, cuja origem se dá, frequentemente no ambiente de trabalho, abrindo oportunidades de crescimento profissional e pessoal. A iniciativa abriu espaço para discussão e reflexão entre os presentes, que puderam trocar experiências e fazer perguntas ao palestrante.

Para a professora Isabelle Arruda Barbosa, organizadora do evento, “a comunidade em geral deve envolver-se nas discussões sobre o tema para compreender o universo LGBTQIA+ e promover a inclusão social em todos os seus aspectos. É necessário também, preparar profissionais de saúde nos diversos níveis de atenção à saúde para receber, e sobretudo, acolher os clientes sem qualquer discriminação ou preconceito, primando pela promoção de uma assistência à saúde de qualidade, que atenda às especificidades desta população."

Texto: Ascom/ IFSULDEMINAS - Campus Machado com informações da professora Isabelle Arruda Barbosa 

Fotos: Ascom

 

registrado em:
Últimas notícias

 

 

 

Tecnologias sustentáveis são destaque para estudantes do Campus Machado na Feira Super Agro Na...

Estudante de Sistemas de Informação compartilha experiências do evento “Campus...

Núcleo de Apoio Fiscal (NAF) oferece atendimento na Praça de Machado Nesta quinta-feira, dia 04 de...

Fim do conteúdo da página