Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Portal do Aluno > Notícias > Evento - Mostra de Trabalhos de Pesquisa e Extensão
Início do conteúdo da página

Evento - Mostra de Trabalhos de Pesquisa e Extensão

Estudantes de Agronomia e Zootecnia apresentam trabalhos de Pesquisa e Extensão

Evento também trouxe palestras sobre temas variados

DSC 0798No dia 13 de junho, alunos do 9° período de Agronomia e Zootecnia participaram da “Mostra de Trabalhos de Pesquisa e Extensão”. A programação do evento contou com  palestras focadas na extensão rural e com a apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelos estudantes. A ação foi proposta pelo professor Eduardo Carvalho Dias. As palestras ocorreram no Espaço Sociocultural e a mostra no Ginásio Esportivo. 

DSC 0850Para a abertura, o egresso do Campus Machado,Fernando Carvalho, da empresa Coopfam, ministrou a palestra “O dia a dia da Extensão Rural e da sustentabilidade na cafeicultura”.  Ele se formou na primeira turma de Agronomia do campus. “Plantas de Cobertura: Ferramenta na construção da fertilidade do solo”; “Sistema de Gestão da Qualidade na fabricação de ração e Manejo na criação de bezerras” foram os demais temas abordados.

A estudante Ana Júlia Alves Siqueira, do 9° período de Zootecnia, apresentou o projeto “Enriquecimento Ambiental para Cordeiros Lactantes”. Ela conta que o trabalho partiu da necessidade de achar uma alternativa para diminuir o estresse no processo de desmame e aumentar o ganho de peso, pois no desmame o  animal fica estressado e perde peso corporal. O projeto começou na pandemia, quando a aluna começou estágio no setor de ovino e equino. Ela conta que inicialmente queria aplicar seus estudos nos equinos. Como era integrante do grupo GEO e com o apoio da professora Renata Maculan, viu a oportunidade de aplicar com os ovinos. 

Ana Júlia explica que não conseguiu todas as estatísticas porque houve morte de duas matrizes de parto gemelar, então a média do grupo controle ia ser muito baixa, mas visualmente houve resultados se comparados com os que estavam com suas mães. Sobre o evento ela diz que foi legal. “Pude passar um pouco do meu conhecimento e da minha experiência no projeto”.

DSC 0824Kenisson Vieira da Costa é aluno do 9° período de Agronomia e apresentou o projeto “Drone para pulverização: a tendência que está se confirmando no mercado”. Ele conta que o tema surgiu quando estava trabalhando na área comercial durante a pandemia. Com o retorno às aulas presenciais, propôs como tema do seu TCC a revisão. Com o evento pode explicar sobre seu tema, que não é tão conhecido pelas pessoas e ainda praticar para defender o TCC na quarta-feira, 15 de junho. “Foi bom o evento, pois possibilitou que  treinasse para a minha defesa”.  O projeto foi desenvolvido com o colega Breno Henrique Cláudio, que está testando a funcionalidade dos drones para monitoramento das lavouras na fazenda de cereais em que trabalha.

 

Texto e Fotos: Ascom/ IFSULDEMINAS - Campus Machado

 

registrado em:
Últimas notícias

 

 

 

Estudante do IFSULDEMINAS - Campus Machado Conquista medalha em Olimpíada de Química No dia 07 de...

Em parceria com o Senar/MG, cursos de formação profissional rural são oferecidos no Campus...

Campus Machado recebe veteranos e novatos para início do ano letivo dos cursos técnicos subsequentes e...

Fim do conteúdo da página