Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Portal do Aluno > Notícias > VI Semana do Jovem Agricultor
Início do conteúdo da página

VI Semana do Jovem Agricultor

Campus Machado reúne estudantes de escolas públicas da região para a VI edição da Semana do Jovem Agricultor (SEJA)

Iniciativa inaugura eventos de extensão da escola

DSC 0451Nos dias 04 e 05 de maio, estudantes do IFSULDEMINAS - Campus Machado e de  escolas públicas de Paraguaçu, Poço Fundo, Silvianópolis, Douradinho e Monsenhor Paulo participaram da VI edição da Semana do Jovem Agricultor (Seja). Em Machado, a programação contou com palestras, casos de sucesso, minicursos e oficinas que trouxeram diversas experiências com enfoque no desenvolvimento do turismo rural'.

A cerimônia de abertura do evento contou com a presença do reitor do IFSULDEMINAS, professor Marcelo Bregagnoli; do diretor-geral do campus, o professor Carlos Henrique Rodrigues Reinato; do pró-reitor de Extensão, o professor Cléber Ávila Barbosa, da diretora de Desenvolvimento Educacional da escola, a professora Aline Manke; e da coordenadora de Extensão do campus, a administradora Michelle Marques.  

Em seu pronunciamento, o professor Carlos Henrique deu as boas-vindas aos jovens e enfatizou a importância de desenvolver o turismo rural na região. Ao se dirigir aos alunos de outras escolas, pediu para aproveitarem o evento para conhecerem a instituição, pois no futuro podem se tornar estudantes.

O reitor, professor Marcelo Bregagnoli, agradeceu ao Campus Machado pela parceria e a todos envolvidos na organização do evento. “Depois do momento que passamos, devemos levar a palavra esperançar”, disse. Ele aconselhou à juventude presente no evento a aproveitar as oportunidades oferecidas pelo IFSULDEMINAS em todas as áreas, seja ensino, pesquisa ou extensão.

DSC 0371Para animar os participantes, o músico Félix Fredan tocou diversas canções. A palestra da manhã ficou por conta do consultor Rafael Hunn, que abordou o tema “Turismo rural no Circuito Caminhos Gerais”. O palestrante observou como a tecnologia, principalmente as redes sociais, têm sido utilizadas pelos jovens e, de forma muito criativa, dão cada vez mais visibilidade ao campo. Ele também enfatizou a importância do conhecimento ser transmitido de geração em geração.  

Diferentes casos de sucesso foram apresentados durante a Mostra de Experiências Exitosas nos dois dias de evento. Fernanda de Souza Paiva e Ana Cristina de Lima, representantes da  Cooperativa da Cooperativa dos Agricultores Familiares de Poço Fundo (Coopfam), falaram sobre suas experiências, sobre o Grupo Mulheres Organizadas em Busca da Igualdade (MOBI), que reúne agricultoras em Poço Fundo, e como o turismo rural tem se destacado na região.

Débora Vendramini Otta, extensionista da Emater, apresentou os principais pontos turísticos da região. A historiadora Gilmara Aparecida de Carvalho e o produtor Elias Carmo de Castilho falaram sobre a cultura do marolo na cidade de Paraguaçu. Elias contou que a receita do doce de marolo já está há anos na sua família e chamou atenção para o fato da cidade atrair turistas com festas. Segundo observou cada vez mais turistas têm procurado a propriedade para conhecer os processos de produção.

DSC 0497No segundo dia do evento, Flora Aparecida Teixeira, coordenadora técnica regional do escritório da Emater em Lavras, ressaltou o potencial dos jovens e como a extensão rural pode contribuir na formação e apoiá-los. “Os jovens são o presente e a continuidade da agricultura familiar”.

A coordenadora estadual de turismo e artesanato da Emater-MG, Thatiana Daniella Moura Garcia, palestrou sobre “O Turismo rural: oportunidade para o jovem do campo”. Ela explicou que cada propriedade tem sua experiência única e isso desperta o interesse dos turistas, pois eles não conhecem o processo, então querem entender melhor e conhecer um pouco mais. Thatiana também explicou sobre os diferentes tipos de turismo e formas de valorização dos produtos.

Minicursos  e oficinas

Ao todo, 19 oficinas e minicursos ocorreram no período da tarde nos dois dias de evento. Servidores e egressos da instituição, além de colaboradores externos compartilharam conhecimentos sobre diferentes áreas que podem ser exploradas no turismo rural. O momento foi de abordagem prática aos jovens participantes. 

DSC 0429Mais de 400 vagas foram preenchidas por estudantes do campus e de escolas públicas da região.  

Geisiane Sá Garcia amou conhecer a instituição, assim como as palestras e o minicurso "Café: métodos e misturas com a bebida". Ela conta que o café é uma das suas bebidas preferidas e ver a ministrante do curso explicar tantas possibilidades a deixou mais encantada com este universo. Concluiu que a visita para participar do evento despertou ainda mais interesse de voltar a estudar.

Para a coordenadora de Extensão do Campus, Michelle da Silva Marques, o evento foi uma experiência incrível. “Tivemos a felicidade de retomar os eventos presenciais com uma temática muito necessária, que tem total vinculação com nossa vocação institucional e também conectada com nossa região”. Para a administradora, receber jovens agricultores de várias cidades e dialogar sobre diversas temáticas relacionadas ao Turismo Rural foi enriquecedor.

Gabriela de Souza Melo é aluna da Escola Estadual São Marcos de Poço Fundo e participou dos dois dias de evento, que para ela foram incríveis. O curso que mais chamou sua atenção foi o de Barista. “Aprendi muito sobre a profissão e sobre preparo de café, desde a lavoura até o preparo da bebida. É uma opção de profissão para o meu futuro”.

DSC 0513Lidia Garcia é egressa de Zootecnia e ministrou a oficina de Equitação. Ela conta que o evento foi uma experiência incrível. “Meu coração ficou quentinho com tanta gente nova querendo absorver tudo o que eu estava ensinando ali". Para ela, estar no papel de professor/palestrante foi realizar um dos maiores sonhos da vida e voltar para o setor que era seu refúgio na graduação lhe trouxe boas lembranças. "Que todos possam aproveitar as oportunidades oferecidas pelo IFSULDEMINAS".

 

 

 

registrado em:
Últimas notícias

 

 

 

Estudante do IFSULDEMINAS - Campus Machado Conquista medalha em Olimpíada de Química No dia 07 de...

Em parceria com o Senar/MG, cursos de formação profissional rural são oferecidos no Campus...

Campus Machado recebe veteranos e novatos para início do ano letivo dos cursos técnicos subsequentes e...

Fim do conteúdo da página