Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

I SIIPS

I Seminário de Integração, Inovação e Pesquisa em Suinocultura discute os atuais desafios da área

DSC 0622Um debate importante e atual sobre diversos aspectos da produção e consumo da carne suína foi promovido durante o I Seminário de Integração, Inovação e Pesquisa em Suinocultura, que ocorreu na última quarta-feira, dia 30 de outubro. Realizado pelo Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Carne Suína (Nepecs) pelo Grupo de Estudos em Pecuária de Corte (GEPES) do IFSULDEMINAS - Campus Machado, o evento reuniu mais de 160 estudantes dos cursos de Zootecnia, Agronomia, Ciências Biológicas e Ciência e Tecnologia de Alimentos. Também contou com público externo, estudantes do Campus Muzambinho e da Universidade Federal de Lavras (UFLA).

Palestras e mesa-redonda ocorreram no Espaço Sociocultural do campus. Para abrir as atividades, o professor Nikolas Amaral falou sobre a carne suína como opção saudável e sustentável. Durante a palestra, buscou esclarecer que existem alternativas para a suinocultura, como o biodigestor, biofertilizante, uso do gás produzido para gerar energia elétrica, resíduos que geram glicerina para fazer sabão. “A suíno é autosustentável, produz carne, gordura e dejetos que geram dinheiro e deixam de poluir”, disse.

Em seguida, a professora Letícia Amaral, falou sobre os desafios para obter uma carne suína de qualidade. Ela apresentou dados sobre a emissão de gases e consumo de água na produção da carne suína consumida pelos americanos. “O principais responsáveis pelas emissões de gases na alimentação dos americanos são a carne bovina, frango, vegetais, peixes e frutos do mar. A carne suína nem entrou, inclusive se a eliminarmos da alimentação, vamos aumentar de 6 a 8 % o impacto ambiental da emissão de gases”, explicou. 

No período da tarde, o evento trouxe dois palestrantes externos à instituição, um da iniciativa privada e outro da da Universidade Estadual de São Paulo (USP). “Abate de suínos pesados: impactos sobre a lucratividade” foi o tema da palestra ministrada pelo professor César Garbossa, da USP. Logo após, Hebert Silveira, profissional da Agroceres Multimix falou sobre "Redução do uso de antimicrobianos na suinocultura e segurança alimentar".

DSC 0620Para encerrar o evento, uma mesa-redonda reuniu todos os palestrantes. O estudante Samuel José Mendonça Marral, do curso de Medicina Veterinária do Campus Muzambinho, contou que a palestra “Carne suína uma opção saudável e sustentável” desmistificou vários dúvidas do consumidor final sobre o consumo da carne suína. “Além disso, a palestra falou sobre os problemas ambientais que geralmente são empregados na suinocultura, como mitigar esses problemas e gerar sustentabilidade no sistema de produção”.

Avaliação do evento

O professor Nikolas considerou o Simpósio excelente em todos os sentidos. “Superou e muito as nossas expectativas, foi muito bom, primeiramente, pensando na questão da organização, é importante valorizarmos os meninos dos grupos de estudos que tomaram a frente do evento, tanto com a iniciativa de realizá-lo, quanto na idealização e na programação”, contou. 

Os estudantes conseguiram patrocínio de empresas. Segundo contou o professor, o envolvimento dos integrantes dos grupos de estudos têm sido ponto de partida para a realização de eventos exclusivos de cada área da produção animal. "Isso é muito importante, eu também recebi diversas mensagens de empresas aqui da região, de produtores, do pessoal que participa da cadeia de produção de suínos, elogiando a iniciativa, a oportunidade de participar de um evento desse na região, o que realmente faz falta”. 

WhatsApp Image 2019 11 04 at 13.59.56Caroline Beatriz de Sousa Faria formou-se em Zootecnia no Campus Machado e fez parte do GEPES. Hoje é ela é aluna do Mestrado em Zootecnia da UFLA e veio prestigiar o evento. "Eu gostei bastante porque eles entraram em temas bem atuais, por exemplo a parte de antibióticos que tem diminuído cada vez mais, porque o mercado tem exigido. A parte que eles comentaram sobre animais pesados também é bem atual e está trazendo muitos benefícios para a suinocultura. Foi só elogios para o evento, de todos que estavam por lá. Tomara que tenham mais exemplos como esse, porque traz muita informação”, disse.

Envolvimento dos alunos na organização 

O estudante Ulysses da Silva Nunes, do 6º período de Ciência e Tecnologia de Alimentos, é um dos idealizadores do evento e explicou que tudo começou a partir da iniciativa de alguns membros do NEPECS, no qual é coordenador estudantil, e também do GEPES. “Nosso principal desafio foi conseguir verba para que o evento pudesse acontecer, por conta dessa crise que ocorre nas instituições federais de ensino. Procuramos comerciantes de Machado e de outras cidades para fazer o melhor pelo evento. Foi uma grande experiência, a gente pegou uma equipe muito boa, todo mundo trabalhou em sincronia. E o que eu deixo como dica para os outros alunos é que quando tiver oportunidade pra organizar um evento, participem que é muito bom. É uma experiência totalmente diferente do nosso cotidiano da faculdade, é muito bom mesmo”, contou.

 “Participar da organização de um evento é muito gratificante, pois você pode acompanhar toda a trajetória dele, da idealização à realização. É preciso ter determinação e organização para que saia tudo como planejado e os participantes tenham um evento de qualidade. Você aprende a trabalhar em equipe, a liderar, a se comunicar com os colegas e com o público  e o sentimento realização que vem depois que tudo dá certo é indescritível”, comentou a estudante Dayse Pereira Machado, do curso de Zootecnia, que também integrou a organização.

Texto e Fotos: Ascom/ IFSULDEMINAS - Campus Machado

 

 

registrado em:
Últimas notícias

 

 

 

Tecnologias sustentáveis são destaque para estudantes do Campus Machado na Feira Super Agro Na...

Estudante de Sistemas de Informação compartilha experiências do evento “Campus...

Núcleo de Apoio Fiscal (NAF) oferece atendimento na Praça de Machado Nesta quinta-feira, dia 04 de...

Fim do conteúdo da página