Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Portal do Aluno > Notícias > Metodologias de Aprendizagem
Início do conteúdo da página

Metodologias de Aprendizagem

Licenciandos de Ciências Biológicas participam de minicursos sobre Metodologias Ativas de Aprendizagem com inovações tecnológicas 

WhatsApp Image 2019 10 11 at 15.46.30 2Nos dias 02 e 09 de outubro, dois minicursos sobre metodologias ativas de aprendizagem foram realizados para os alunos do 4º período do curso Licenciatura em Ciências Biológicas. A iniciativa deu continuidade às ações promovidas durante o Simpósio Educacional, realizado em maio deste ano, para mais de 400 professores da região. 

Para o professor Alexandre da Fonseca, a ação buscou consolidar a reflexão de que as metodologias de aprendizagem tem se modificado ao longo dos anos, seja por meio de técnicas de ensino mais atualizadas ou pela adoção da tecnologia, o que exige mais dinamismo e interação. “As aulas dinâmicas não devem ser consideradas opcionais, mas devem ser entendidas como uma efetiva via de conhecimento”, explicou.

O curso de Licenciatura em Ciências Biológicas prepara os estudantes para a docência e para para lidar com uma geração conectada ao digital. Assim, as novas metodologias contribuem com a formação dos futuros professores e dão condições para superar os desafios da sala de aula.    

Ainda segundo o professor, aulas mais dinâmicas atraem a atenção do aluno, potencializam a socialização e aperfeiçoam o aprendizado. “Ficar sentado horas a fio, copiando o conteúdo do quadro está longe de ser um objetivo dos estudantes, inclusive, apresentar conteúdos por meio de aulas monótonas pode ser um grave entrave à educação”, disse.

Os minicursos oferecidos abordaram as ferramentas Wooclap, kahoot, Computador Interativo com Lousa Eletrônica (PC-3500i) e ebeam projectiam - “Bumerangue”, nas Interatividades da sala de aula.

Texto: Ascom/ IFSULDEMINAS - Campus Machado com informações do professor Alexandre Fonseca

Fotos: Divulgação

 


 

registrado em:
Últimas notícias

 

 

 

Estudante do IFSULDEMINAS - Campus Machado Conquista medalha em Olimpíada de Química No dia 07 de...

Em parceria com o Senar/MG, cursos de formação profissional rural são oferecidos no Campus...

Campus Machado recebe veteranos e novatos para início do ano letivo dos cursos técnicos subsequentes e...

Fim do conteúdo da página