Página inicial > Notícias > Alimentos aos alunos

Alimentos aos alunos

Publicado: Quarta, 23 de Dezembro de 2020, 16h36 | Última atualização em Quarta, 23 de Dezembro de 2020, 16h52

Durante o segundo semestre, 483 kits de alimentos são entregues ao estudantes do técnico

20201216 084503Neste ano de 2020, devido à pandemia do Covid-19 e o estado de calamidade pública, que obrigou o país a manter o isolamento, foram suspensas as aulas presenciais. O Ministério da Educação (MEC), via Fundo Nacional Desenvolvimento da Educação (FNDE), permitiu a todas as escolas públicas do país utilizarem os recursos da alimentação escolar para aquisição e distribuição dos alimentos.

Por meio de editais, o campus abriu um formulário de cadastro para que os estudantes dos cursos técnicos pudessem se inscrever para retirada dos kits. De agosto a dezembro, até o dia 15 de cada mês, eles manifestaram interesse para que o setor de Assistência ao Educando pudesse providenciar os kits e agendar as retiradas, mantendo um cronograma seguro para os servidores que trabalharam na ação e famílias que vieram ao campus para retirada. Ao todo, foram distribuídos 483 kits durante o segundo semestre.

Para Maria de Socorro Coelho, nutricionista do Campus Machado, “essa ação foi muito importante devido ao fato de que muitos pais e mães de família perderam seus empregos ou não puderam trabalhar para ficar em casa cuidando dos filhos. Com isso a renda de grande parte das famílias diminuiu, ao mesmo tempo os gastos aumentaram porque os filhos que faziam parte das refeições na escola passaram a se alimentar em casa”, comentou.
O Campus Machado possui muitos estudantes naturais do próprio município e muitos da região. Mesmo assim, a instituição decidiu que seria importante distribuir cestas básicas e kits de alimentos para tentar amenizar as dificuldades das famílias que residem mais próximas do campus. “Sabíamos que não conseguiríamos atender a todos que necessitam, mas nos sentimos melhor em atender pelo menos as famílias mais próximas”, comentou Socorro, que acompanhou todo o processo. Com a decisão, foram atendidos principalmente estudantes de Machado, Poço Fundo, Carvalhópolis e Paraguaçu, mas os kits de alimentação chegaram a alguns alunos de Serrania, Alfenas, Elói Mendes, Varginha e São João da Mata.

“A nossa percepção foi de que essa contribuição foi muito importante para as famílias, visto que muitas pessoas se interessaram em saber sobre a continuidade das entregas e se mostraram agradecidas.. Alguns até comentaram sobre as dificuldades que vinham passando e o quanto os kits de alimentos foram essenciais”, avaliou Socorro. Além dos alimentos adquiridos via processo normal de compras, aqueles aquiridos por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), fornecidos por agricultores familiares, também foram distribuídos.

Texto: Assessoria de Comunicação do Campus com informações da nutricionista Maria de Socorro Coelho
Fotos: Ascom/ Campus Machado