Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Produção de álcool em gel
Início do conteúdo da página

Produção de álcool em gel

Publicado: Quarta, 16 de Dezembro de 2020, 15h10 | Última atualização em Quarta, 16 de Dezembro de 2020, 17h08

Campus recebe álcool 90% para transformação em solução antisséptica 70%

WhatsApp Image 2020 12 16 at 08.46.09 1O Campus Machado recebeu mais uma remessa de álcool para produção da solução em gel que será encaminhada à Reitoria da instituição. Foram entregues na tarde de ontem, 15 de dezembro, cerca de 2 mil litros do produto com uma concentração de 90% pela empresa Adecoagro. “Com esse reforço, chegamos fácil a 3.500 litros”, explicou o professor Alex Uzeda, coordenador do Grupo de estudos em Cervejas Artesanais. O total recebido para o IFSULDEMINAS, mas será repartido entre todos os campi para transformação nos laboratórios.

O Campus Machado atua desde outubro na frente deste tipo de produção. Foram 1.450 litros de álcool em gel entregues à Reitoria para realizar a distribuição à comunidade. O projeto utiliza o laboratório de destilação do campus, onde funciona o Grupo de Estudos em Cervejas Artesanais (Cervart). 

O Campus Machado contribuiu com a aquisição de insumos e também com apoio para a estruturação do local. Dentre as principais melhorias, estão a construção de dois fornos, a reforma do piso, pintura, captação de esgoto e instalações elétricas. Os integrantes do grupo de estudos também colocaram a mão na massa e ajudaram a estruturar o local, conta o professor Alex Uzeda. Segundo explicou, foi necessário testar e reforçar a fornalha para suportar a utilização. 

O local foi todo adaptado com recursos da Setec. A estrutura foi melhorada e ganhou novos equipamentos que possibilitam a produção em maior escala. Dentre as aquisições estão quatro novos tanques fermentadores, dois destiladores, um moinho de cereais, uma moenda de cana e compostos para a produção, totalizando o valor de R$ 106.165,79

WhatsApp Image 2020 12 16 at 14.59.04 1

Bruno Francisco de Oliveira foi um dos integrantes que ajudaram na reforma da cervejaria necessária ao início do projeto.  “Lavamos a sala, pintamos, retiramos o material que não estávamos usando. Depois, fizemos as montagens dos equipamentos, que seriam os alambiques". De acordo com o aluno de Ciência e Tecnologia de Alimentos, o projeto também se encerrou nesta terça-feira, mas retornará em 04 de janeiro de 2021. Ele vinha ao campus de segunda a quinta-feira e continuará no próximo ano.

 

 

Confira mais detalhes do projeto!

Link: https://portal.mch.ifsuldeminas.edu.br/noticias/2805-producao-de-alcool

Matéria na EPTV: https://globoplay.globo.com/v/8951774/

 

 

Texto: Ascom / IFSULDEMINAS - Campus Machado

registrado em:
Fim do conteúdo da página