Ações

Publicado: Sexta, 11 de Dezembro de 2020, 15h37 | Última atualização em Quarta, 16 de Dezembro de 2020, 15h12

“Natal sem Fome” é a maior campanha de arrecadação do sul de Minas.

IFSULDEMINAS e Unifal se uniram à Ação da Cidadania

WhatsApp Image 2020 12 11 at 14.59.13Nas últimas semanas, o Campus Machado, os demais campi do Instituto e da Unifal e o comitê da Ação da Cidadania deram início à campanha “Natal sem Fome”.  Para que esse trabalho fosse possível, foi feita uma parceria entre as três instituições e lançada a campanha em cerca de 15 cidades do sul de Minas.

O apoio de ONGs, instituições religiosas e comerciais estão ampliando os pontos de arrecadação espalhados em bairros e centros da cidade. Um evento on-line que contou com a participação de autoridades acadêmicas do Instituto, da Unifal, da Ação da Cidadania e de ONGs foi o 1º Fórum De Segurança Alimentar e Nutricional que debateu sobre a fome no país. Na ocasião, professores e acadêmicos foram convidados a discutir a questão em um evento transmitido nos dias 25 e 26 de novembro pela plataforma do campus no Youtube.No total, os municípios já somam 90 pontos destinados à coleta de alimentos da campanha. A ideia é ampliar o acesso das comunidades e irem deixando alimentos para que sejam montadas cestas básicas.

Arrastão

No próximo domingo, 20 de dezembro, haverá o “arrastão da solidariedade” em Machado. Caminhões passarão nas residências do município para recolherem as doações nas casas. Cada comitê local está articulando suas doações. Uma live envolverá todos no dia 19 de dezembro. Transmitida de Machado. Artistas locais, como a banda RockSauro e a dupla Roni e Marcus, além da Corporação Musical União farão shows beneficentes.

WhatsApp Image 2020 12 11 at 14.58.07

Em Machado, o chef e também professor do Instituto, Vanderley Almeida, fará a preparação de pratos que serão vendidos no Prédio do IFSULDEMINAS, antigo Sindicato Rural, ao lodo do Mercado Municipal, por R$ 20 no local e R$ 27 em delivery. A venda está sendo feita por membros do Comitê ou pelo Whats App: (35) 98878-1650.

Nos dias 23 e 24 de dezembro, serão feitas as doações de cestas básicas com arrecadação nos dias de campanha nos municípios. No ano anterior, foram arrecadadas 30 toneladas de alimentos somente com a articulação do Comitê de Machado. Com a criação dos demais comitês locais a expectativa é de uma arrecadação muito superior

Texto: Ascom/ IFSULDEMINAS - Campus Machado