Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Produção de adubo
Início do conteúdo da página

Produção de adubo

Publicado: Segunda, 30 de Novembro de 2020, 12h58 | Última atualização em Segunda, 30 de Novembro de 2020, 13h23

Campus Machado recebe fumo apreendido pela RF para transformação em adubo

Parceria prevê a destinação de 41 toneladas de tabaco que seria usado para fabricação ilegal de cigarros

WhatsApp Image 2020 11 30 at 13.09.38Na manhã desta segunda-feira, 30 de novembro de 2020, o Campus Machado recebeu cerca de 19 toneladas de fumo doado pelo Receita Federal ao IFSULDEMINAS. Foram destinados 41 mil quilos ao Instituto, que distribuiu entre quatro das suas unidades para processamento e transformação em adubo. O material foi apreendido em operações de fiscalização da Receita Federal e seria utilizado na fabricação clandestina de cigarros. 

A doação faz parte da parceria do IFSULDEMINAS com a Receita para destinação legal dos itens apreendidos. O Campus Machado já foi contemplado com bebidas alcoólicas e perfumes que estão sendo transformados em álcool em gel pela cervejaria Cervart. Uma das formas de destruição de mercadorias previstas na legislação é a descaracterização. Para reaproveitamento, o tabaco ele está sendo transportado para os campi de Inconfidentes, Machado, Muzambinho e Carmo de Minas. 

Saiba mais sobre esta parceria com a Receita Federal!

A descaracterização do produto ocorre com a mistura do tabaco aos demais componentes necessários à confecção do adubo. Uma amostra produzida pelo Campus Muzambinho já foi atestada por uma comissão de servidores da Receita Federal, especialmente designada para acompanhar o processo. Em Machado, a mistura com outros compostos já teve início hoje mesmo. Segundo o coordenador de Produção do campus, professor Nikolas Amaral, após o período necessário para estabilização, que pode durar até a 120 dias, o campus deve utilizar o material para adubação.

Texto: Ascom/IFSULDEMINAS - Campus Machado

Fotos: Divulgação

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página