Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Natal sem Fome
Início do conteúdo da página

Natal sem Fome

Publicado: Quinta, 26 de Novembro de 2020, 13h47 | Última atualização em Sexta, 27 de Novembro de 2020, 10h20

Campanha "Natal Sem Fome" mobiliza instituições, parceiros e comunidade

WhatsApp Image 2020 11 23 at 10.20.06 CopiaO IFSULDEMINAS - Campus Machado e o Comitê local da Ação da Cidadania deram início à campanha “Natal Sem Fome". Já foram fechadas diversas parcerias no município para disponibilização de pontos de arrecadação de alimentos. Confira os pontos!

Desde 2017, a campanha é realizada em Machado pela iniciativa local do Movimento Ação da Cidadania, mas neste ano a ação foi regionalizada com o apoio de duas instituições federais de ensino, o Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) e a Universidade Federal de Alfenas (Unifal). Com a parceria, a arrecadação será feita também nos municípios onde as duas instituições possuem unidades. Ao todo, serão 15 municípios da região a integrarem a campanha "Natal sem Fome" deste ano.

Em Machado, foi formado um comitê local para articulação das ações de sensibilização e arrecadação. Coordenado pelo presidente da Ação da Cidadania em Machado, Eduardo Tardiole, e pela coordenadora geral de Extensão do campus, Michelle Marques, a iniciativa conta com mais servidores e apoiadores da Extensão, das áreas de Ação Social, Alimentação e Nutrição, Comunicação e Transporte. 

Para Eduardo, o apoio das instituições é primordial para a ampliação da campanha de combate à fome e à miséria. "O que temos feito é a criação comitês locais em cidades onde o Instituto e a Unifal estão presentes e outros parceiros. A parceria com o IFSULDEMINAS nos dá capilaridade, nos dá possibilidade de chegar em mais lugares e de desenvolver ações para a campanha "Natal sem Fome".       

A campanha está focada em mobilizar os moradores do município para doarem alimentos não perecíveis que serão distribuídos para as famílias carentes, incluídas no Cadastro Único (Cad Único) do Governo Federal. O CadÚnico é um conjunto de informações sobre as famílias brasileiras em situação de pobreza e extrema pobreza, utilizado pelo Governo Federal, pelos Estados e pelos municípios para implementação de políticas públicas capazes de promover a melhoria da vida dessas famílias. A estratégia de distribuição está sendo organizada pela assistente social do campus, Nathalia Caldeira, e pela nutricionista do campus, Maria do Socorro Coelho. 

WhatsApp Image 2020 11 20 at 17.59.26De acordo com a servidora Michelle Marques, coordenadora geral de Extensão do campus, a iniciativa integra uma série de ações já realizadas pelo IFSULDEMINAS e, especificamente pelo Campus Machado, no sentido de contribuir com as dificuldades da comunidade. Já no início do ano, a Extensão do campus mobilizou uma campanha para arrecadação de donativos destinados às vítimas das enchentes em Machado e Poço Fundo. Outra ação que beneficiou muitas famílias na região foi a doação de alimentos das fazendas-escola dos campi de Machado, Inconfidentes e Muzambinho, em decorrência do fechamento dos restaurantes devido à suspensão das aulas presenciais. Só o Campus Machado doou mais de 1.600 quilos de alimentos não perecíveis e mais de 8 mil unidades de alimentos da produzdios na escola. A produção das três escolas foi doada a mais de 80 entidades cadastradas via chamada pública, as quais destinaram os alimentos às famílias de baixa renda. No segundo semestre, o estoque do almoxarifado e aquisição de alimentos com recursos da alimentação escolar foram transformados em kits e distribuídos aos alunos do Técnico e tudo isso com respaldo legal. 

Para Maria Socorro Coelho, nutricionista do campus, a falta de acesso aos alimentos e a dificuldade das famílias de se alimentarem tem se agravado. A fome e desnutrição está atingindo um grande número de pessoas e em várias regiões do país. "Provavelmente esta pandemia deu mais visibilidade ao que já vinha acontecendo ao longo dos anos. Sabemos que muitas famílias colocam os filhos em creches e escolas que garantem a alimentação várias vezes durante o dia. Ao longo deste período de distanciamento social, as dificuldades surgiram ou aumentaram", explica. 

Pontos de arrecadação

Os membros de cada comitê local têm mobilizado mais parceiros para instalação de pontos de arrecadação. Os representantes de estabelecimentos que desejarem integrar a rede de parceiros devem entrar em contato pelo Whats App Institucional (35) 3295-9135 ou pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Relação de pontos

Paróquia São José
Supermercado Smart
Pernambucanas
Supermercado Master (Jardim das Oliveiras)                                                                                            Supermercado Alvorada (Central)                                                                                                                                                                                Casa Espírita Nafa 
Terra Garcia
Cia do Corpo
Academia Titanium
Academia New Fitness
Vital Pilates
Vila Kavi
Loja UP
Supermercado da Gruta
Bar da Gata - Sto Antônio
Banco do Brasil
Edifício Atlanta
Comunidade de Douradinho

 Texto: Ascom/IFSULDEMINAS - Campus Machado

 

 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página