Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Solenidade de certificação técnica
Início do conteúdo da página

Solenidade de certificação técnica

Publicado: Quarta, 11 de Novembro de 2020, 15h06 | Última atualização em Sexta, 13 de Novembro de 2020, 14h07

 Campus Machado certifica 55 técnicos em Administração, Agropecuária e Segurança do Trabalho

1Em tempos de distanciamento social, mais uma cerimônia de certificação técnica foi realizada pelo IFSULDEMINAS - Campus Machado na noite desta terça-feira, 10 de novembro. Esta foi a segunda sessão solene realizada neste formato, com respaldo da Portaria CONSUP 916/2020, que regulamentou as cerimônias remotas no IFSULDEMINAS. Ao todo, 55 formandos dos cursos técnicos em Administração, Agropecuária e Segurança do Trabalho receberam seus certificados.

3Formandos, integrantes da Comissão de Formatura, autoridades acadêmicas do campus e da instituição e paraninfos participaram da sessão solene pela plataforma Google Meet. Familiares, amigos, homenageados e demais servidores acompanharam a solenidade pelo canal do campus no Youtube. O diretor-geral do Campus Machado, professor Carlos Henrique Rodrigues Reinato, abriu os trabalhos e passou a presidência da sessão ao reitor do IFSULDEMINAS, professor Marcelo Bregagnoli.

2Também se conectaram pelo Meet para integrar a mesa de honra, a pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, professora Sindynara Ferreira, a diretora de Desenvolvimento de Ensino, professora Aline Manke, o diretor de Ensino, Pedro Carvalho, o diretor de Administração e Planejamento, Otávio Paparidis, o paraninfo dos formandos do Técnico em Administração, professor Jeferson Sifuentes, o paraninfo do Técnico em Agropecuária, professor Vanderson Rabelo de Paula, e o paraninfo do Técnico em Segurança do Trabalho e também coordenador do curso, professor Ademir Duzzi de Morais.

A formanda do Técnico em Administração, Aline Keli de Carvalho, fez o juramento em nome das três turmas e foi acompanhada pelos estudantes que habilitaram suas câmeras e microfones para responder “Eu prometo”. Representando os demais paraninfos, o professor Ademir Duzzi, proferiu seu discurso, ressaltando como se sentiu honrado por receber a homenagem. Ao se dirigir aos formandos buscou valorizar a trajetória de cada um e os esforços para darem continuidade aos estudos, mesmo diante dos desafios. “Não parem nunca, corram atrás de resultados, não se acomodem, alcancem seus objetivos”, foi um dos conselhos deixados pelo professor.

1Após certificar os formandos, o reitor Marcelo Bregagnoli proferiu um discurso de motivação e esperança. “O que parece ser um momento frio, solitário, talvez distante não tira de modo algum o brilho dessa conquista e logicamente a responsabilidade. Vocês portam agora os títulos de técnicos, é importante que levem consigo essa responsabilidade”, disse. Lembrou ainda o papel inclusivo que o momento possibilita. “Vocês, a partir de agora, estarão no mundo do trabalho, apoiando suas famílias, engajando setores produtivos, levando possibilidades de melhoria de renda e esperança. Valorizem essa qualificação de uma instituição que dá exemplo, em especial o Campus Machado”, disse.

DSC 0006Para fechar a cerimônia, o diretor-geral do campus, professor Carlos Henrique Rodrigues Reinato, lembrou os esforços que a instituição tem feito para levar adiante suas atividades, além do empenho dos alunos. “Esta é a segunda formatura neste modelo que é totalmente diferente”. Carlos lembrou que, neste ano de pandemia, entre erros e acertos, a decisão pelas atividades remotas foi a mais acertada. “Temos que parabenizar muito o nosso reitor pela coragem e pela liderança junto com todos os campi, de tomar o rumo das atividades remotas e ser um dos pioneiros nisso. Muitas coisas acertadas e muitas que precisam melhorar e fomos aprendendo neste tempo. Graças a esta decisão, estamos formando vocês”, comentou. Para finalizar, Carlos aconselhou os formandos a buscarem a felicidade no trabalho e fez um pedido especial, a defesa do Instituto e da educação gratuita e de qualidade.

WhatsApp Image 2020 11 11 at 11.05.35Thalita Silva Ávila foi uma das formandas do Técnico em Administração a serem certificadas na cerimônia. Ela conta que a turma percebeu uma dificuldade maior no ensino remoto, "tivemos que ser mais disciplinados mas deu tudo certo, a metodologia de ensino a distância do IF foi bem produtiva”. Thalita, que já possui formação em educação, lamenta o encerramento a distância, “Fizemos um curso presencial, mas formamos de maneira remota”. Para ela, se a formatura fosse presencial seria melhor, “mas em relação às condições a adaptação foi bem condicionada”.

 

Participação pelo Youtube

A cerimônia transmitida pelo Youtube possibilitou a participação dos amigos e familiares, além da comunidade acadêmica. Pelo chat, muitas mensagens de felicitações e parabéns aos formandos.

Flávio Alves: Parabéns Kenia Dias, que essa seja a primeira de muitas conquistas !!!! Que Deus te abençoe muitoooooo , parabéns ????

Wêsley H. de Assis: Parabéns, Julio Filho! Muito sucesso sempre!

Taiany Figueiredo: Tamires Figueiredo vc é maravilhosa, te amo irmã ❤️❤️

Gisliene Dias Barbosa Pereira: Parabéns, Jessica Aleksandra! Que vc brilhe muito .....nossa senhora te acompanhe. ....Parabéns a tds

Aline Manke Nachtigall (Machado): Parabéns aos formandos, que este momento seja o começo de uma jornada de muito sucesso e realizações pessoais!!!!

Lúcia Helena da Silva (Passos): Parabéns Felipe Natan muito sucesso. ??

Carla Alves: ​Parabéns a todos(as) os(as) formandos (as) pela conquista. Sucesso.

Silvana Silva (Machado): Boa noite!!! Eu quero parabenizar todos os formandos!!! Que vocês tenham muito sucesso na vida profissional e que sejam felizes nesta nova etapa. Meu grande abraço a todos.

Ivan Franco Caixeta (Machado): Faço minhas as palavras da Profa. Silvana e que Deus abençoe ricamente a cada um de vocês.

Lidiany dos Santos Soares (Machado): ​Caros formandos, que Deus abençoe seus caminhos e que sempre lutem por seus objetivos, tenham sucesso e sejam muito muito felizes! Parabéns a todos!

Nivaldo Bragion: Boa noite! Parabéns a todos os formandos e que Deus os abençoe na nova jornada. ???

Daiane Liberato: Parabéns a todos pelo esforço e determinação vcs merecem ! Cidinha, vc merece!

Confira a cerimônia pelo Youtube! 

Conheça os formandos!

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página