Página inicial > Notícias > Solenidade on-line

Solenidade on-line

Publicado: Sexta, 06 de Novembro de 2020, 15h13 | Última atualização em Sexta, 06 de Novembro de 2020, 15h24

Campus Machado realiza primeira colação de grau e certificação técnica on-line

Colação de grauA pandemia do novo coronavírus trouxe muitos desafios à educação. Além do regime de ensino remoto, as cerimônias de formatura também ganharam um novo formato. No IFSULDEMINAS, solenidades virtuais foram regulamentadas pela Portaria CONSUP 916/2020. Nesta quinta-feira, 05 de novembro, às 14h, 40 formandos do IFSULDEMINAS - Campus Machado foram certificados, pela primeira vez, em cerimônia realizada pela plataforma Google Meet e transmitida pelo canal do campus no Youtube. Vinte e dois alunos dos cursos superiores em Agronomia, Licenciatura em Computação, Licenciatura em Ciências Biológicas e Zootecnia colaram grau. Dezoito estudantes dos cursos técnicos em Agropecuária, Alimentos, Informática, Redes, Segurança do Trabalho e Vendas receberam a certificação técnica.

Sem títuloA cerimônia inédita foi organizada pela Comissão de formatura do campus, com o apoio do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI). Os estudantes cumpriram os procedimentos formais e responderam ao juramento pela plataforma Google Meet, por meio da qual os integrantes da mesa diretora também participaram de forma remota. A solenidade foi presidida pelo diretor-geral do campus, professor Carlos Henrique Rodrigues Reinato. Professores, servidores técnico-administrativos, familiares e amigos dos formandos acompanharam pelo Youtube. Mais de 80 pessoas assistiram “ao vivo” a transmissão que está disponível no endereço: https://www.youtube.com/watch?v=0TS0Hg4UHpo&t=1198s. A solenidade contou ainda com a interpretação em Libras feita pela professora Camila de Araújo Cabral.

Vídeo formandos 05 11A sessão solene foi bem diferente do que a instituição costuma realizar para celebrar um momento tão importante. Devido às circunstâncias, a ocasião exigiu adaptação. Em seu discurso, o professor Carlos Henrique, diretor do campus, comentou que foi a 26ª cerimônia presidida por ele, mas a primeira em formato on-line. Para ele, a sensação é de cumprir o dever mas ao mesmo tempo um pouco frustrante pela ausência do contato presencial. “Sabemos o quanto é importante, não só para os alunos, mas também para os professores, técnicos e coordenadores e para mim, como diretor, ter esse contato com todos. Infelizmente não temos este momento presencial, mas nos desdobramos para fazer deste momento o mais próximo possível da formatura presencial”.

O diretor ainda lembrou que a instituição foi pioneira ao dar continuidade ao ensino por meio das atividades remotas. Com muitas discussões e dificuldades, a proposta foi levada adiante e não paralisou o ano letivo, propiciando a continuidade dos cursos. “Tudo foi feito, principalmente, pensando em vocês e neste momento de formatura, que é tão importante”, disse.

85070735 2913766055329805 4368911239674331136 oCarlos agradeceu aos estudantes pelo esforço e por acreditarem no Instituto e aos servidores por se empenharem para a realização das atividades remotas. “Espero que vocês continuem com a gente e que levem o nome do instituto para onde forem, esta é a casa de vocês. Defendam o Instituto Federal, defendam a educação pública, gratuita e de qualidade”, enfatizou ao se dirigir aos formandos.

Adriano César Conti da Silva conquistou o tão sonhado título de agrônomo e têm boas expectativas para o futuro. Ele conseguiu prorrogar o estágio na empresa Ihara e está trabalhando na região do Triângulo Mineiro, na cidade de Araguari/MG. “Estou muito animado com essa nova jornada, colocando em prática os conhecimentos da faculdade e trabalhando pelo progresso da agricultura”, contou.

Desafio para o campus

Para a coordenadora de Extensão do Campus Machado e integrante da comissão de formatura, a servidora Michelle Marques, foi um desafio imenso para a comissão e para o campus como um todo. “A comissão trabalhou com muito carinho, cuidando de cada detalhe, foram realizados treinamentos, reuniões e ensaios com equipe e com os formandos para que pudéssemos transmitir a mesma emoção dos eventos presenciais e acredito que o resultado tenha sido satisfatório”. Para Michelle, a transmissão da cerimônia foi um diferencial. “Normalmente, as colações especiais aconteciam no próprio gabinete do campus, sem a presença dos familiares ou docentes, mas a transmissão no Youtube, por meio do canal do Campus Machado, oportunizou que mais pessoas acompanhassem".

A mestre de cerimônia foi a professora Letícia Sepini, coordenadora de eventos do campus. “A organização do evento, que teve início há mais de dois meses, contou com o apoio e o trabalho de diversos profissionais de diferentes áreas, que se empenharam muito, para garantir o êxito da cerimônia. Acreditamos que, mesmo on-line, foi um momento muito importante na vida dos estudantes e como instituição pública federal, ficamos muito felizes de entregar à sociedade os profissionais formados aqui no campus. Organizar uma solenidade para ser vivenciada a distância, quando tradicionalmente é marcada por abraços, choros e afetos, foi uma experiência muito diferente, mas temos certeza de que valeu a pena”, avaliou a professora.

Acompanhe a cerimônia pelo Youtube!

Conheça nossos formandos!